domingo, maio 20, 2012

A gente não quer só comida...


Fui dar uma olhada na imperdível exposição de fotos a céu aberto que a prefeitura do Rio está promovendo em plena Cinelândia.
As fotos são do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Durante 20 anos, ele retratou as mudanças ecológicas que ocorreram em nosso planeta, através de fotos sempre tiradas do alto.
Além de belíssimas, elas servem de alerta. Por isso a mostra A Terra Vista do Céu foi incluída no evento Rio + 20, que ocorrerá no próximo mês, quando líderes de diversas nações discutirão formas de fazer o planeta crescer economicamente com sustentabilidade.
Acompanhando cada fotografia, está uma pequena legenda, explicando como e onde ela foi feita. E, em alguns casos, o que aconteceu com determinado lugar.
A primeira foto, por exemplo, foi tirada no Oceano Indico e mostra uma ilhota formada por recifes de corais conhecida como Olho das Maldivas e foi devastada tempos depois por uma tsunami. É a natureza nos lembrando quem é que manda.
A exposição em si é uma maravilha, não só para amantes da fotografia como eu. Todo mundo deveria dar uma olhada.
Mas o que mais me chamou a atenção, foi a reação das pessoas que passavam por lá. Contínuos, porteiros, secretárias, advogados, desempregados, aposentados, empresários, sem-teto, bancários.
Enquanto eu apreciava a foto acima, um senhor muito humilde ficou do meu lado e exclamou:
"Agradeço a Deus por poder estar vendo essa belezura."
Olhei para ele e vi os seus olhinhos brilhando.
A primeira coisa que veio na minha cabeça foi aquele antigo sucesso dos Titãs nos anos 80,  cuja a letra dizia mais ou menos assim:
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte...
As pessoas de baixa renda nem sempre tem grana para entrar num teatro, num cinema ou numa galeria de arte. Conheço muita gente que fica com vergonha de entrar num centro cultural, por exemplo. Por isso, acho maravilhoso o poder público levar a arte ao povo.
Por que é a arte que nos faz ser diferentes dos animais.
Nós somos lindos. Porque criamos e temos a capacidade de nos emocionar diante do belo.
Se não fosse a arte, seríamos um bando de seres vivendo apenas para lutar pela sobrevivência.
E só.

A exposição A Terra Vista do Céu ficará na Cinelândia até o final de junho. Para conferir os horários e no caso de você não poder estar no Rio, mergulhe aqui.

* Estarei viajando de novo e por isso esse blog ficará parado por uns dias. Mas, mandarei notícias.
Um beijo a todos.

1 Comments:

Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Muito bom te ler amigo! Adoro sua maneira de falar das coisas e pessoas,seu olhar de beleza, isso é arte e vida. Maravilha as fotos e exposição, se pudesse iria ver, obrigada por mostrar um pouco aqui.
Beijo e luz es tua vida!
Ana

domingo, junho 17, 2012 12:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home