terça-feira, outubro 25, 2011

Downtown

Nolita, Little Italy e Noho compõem este pequeno trecho de NY, que é desprezado por boa parte dos turistas.
Os turistas quando vão a Downtown, limitam-se a comprar como loucos pela Broadway. Poucos atravessam para o lado leste.

Eles estão apressados demais para apreciar os detalhes, como o deste prédio numa das esquinas da Canal St..
É verdade que a área já está tomada por lojas de departamentos, bares & restaurantes da moda, clubes famosos e grifes famosas. Mas isso não é a regra. Ainda há muitas lojinhas de bairro, pequenos restaurantes e um comércio tradicional, que lembram seus vizinhos do lado leste, Soho, Village e Chelsea, nos anos 70 ou 80. 
Downtown é uma região charmosa, agradável para se dar uma caminhada, nem que seja para se olhar as vitrines.
Em junho e em setembro existem mais dois motivos para se bater perna por Downtown, mais especialmente por Little Italy: respectivamente as festas de Santo Antonio e San Genaro. A segunda eu conheci anos atrás. Em junho último, fui conferir como os italianos comemoram o seu Santo Antônio.

Na verdade, as festa se resumem em ruas enfeitadas, multidões pra lá e pra cá e restaurantes brigando pelos turistas. Tudo bem, que a coisa é meio fake, como a estátua aí embaixo, mas a falsidade termina quando a comida chega. Refeição, vinhos e sobremesas são autenticamente italianos. E os precinhos são bastante honestos. Uma coisa que percebi foi que, talvez devido à crise econômica, muitos nova-iorquinos de classe média, se juntaram aos turistas para reunir a família e comer bem, pagando pouco.

Achei mesmo tudo muito simpático. Uma boa oportunidade de se comer a autêntica comida italiana(inclusive os verdadeiros gelatos) a preços bem razoáveis, numa cidade onde o ítem refeição costuma doer no bolso. O atendimento nos restaurantes é bastante simpático - alguns garçons só falam italiano - e é comum o dono do estabelecimento vir até sua mesa para ver se está tudo ok.
Enfim, visitando a cidade durante junho ou setembro, não perca a oportunidade de cair de boca na Little Italy, Downtown.
Eu não perdi.

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Lia Sousa said...

Gostei da postagem.Bacana seu blog.boa sorte!

quarta-feira, janeiro 18, 2012 8:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home