sábado, novembro 29, 2008

Buchicho no Chiado



Anoitece em Lisboa. O que fazer? Ou melhor: onde fazer o quê? Dez entre dez blogs que visitei quando estava planejando esta viagem me disseram "Vá ao Chiado." Então, tá. Coloquei o lugar na minha agenda, decidido a ir logo na primeira noite, sem saber o que me esperava.


"É a Lapa de lá.", eu havia lido. Mas encontrei muito mais do que isso. É uma boemia portuguesa, com certeza. Mas o que vi ali, dificilmente sairá da minha mente.

Imagine uma Lapa sem flanelinhas, sem trânsito caótico, sem moradores de rua, sem policiamento excessivo, sem sujeira e sem dificuldades para se estacionar. Pois é, por entre ruelas e ladeiras apertadas, uma multidão de turistas, estudantes, imigrantes, artistas, gays, emos, punks, junkies, boêmios, neo-hippies, namorados, enfim gente de toda a espécie, vai caminhando, como numa perigrinação, à procura da sua turma, ou o seu bar. E quem escreveu (vergonhosamente não me recordo o nome do compositor) os famosos versos daquele samba clássico que diz:"Enquanto a cidade dorme, a Lapa fica acordada, acalentando quem vive de madrugada", não deve ter conhecido esse bairro lisboense, que realmente recebe qualquer um de braços abertos.
Há lugar para todos. Do hype ao tradicional; do indie ao eletrônico; do turístico a lugares de imigrantes; do conservador ao GLS; do simples ao cool. Se você não encontrar onde se encaixar é porque você simplesmente não existe. Assim como acontece na Lapa carioca, todos tem seu lugar e convivem pacificamente, mas sem se misturar.

A princípio, você fica meio com o pé atrás de andar pelas ruelas nem sempre bem iluminadas. Mas é difícil resistir ao convite daquele buchicho, aquelza confusão de gente, cheiros e, principalmente, sons. Tecno, Rock, Indie, Psicodelic, MPB, Tribal e música de países do oriente médio se confundem numa verdadeira salada cultural, que torna o Chiado o lugar mais fantástico que conheci na Europa, superando até mesmo o incrivel Soho londrino. Nunca pensei em encontrar algo assim em Portugal. Acabei voltando todas as noites e, hoje, morro de saudades.


Como era uma noite de quarta-feira, fui conhecer o famoso Tasca do Chico, sobre o qual eu já havia lido uma matéria na Time Out portuguesa. Era noite do evento Fado Vadio.
À princípio, parece um botequim despretensioso, desses que existem aos montes em qualquer capital brasileira. A música é ao vivo. De repente, alguém se levanta e começa a mandar um fado. Como se estivéssemos numa roda de samba ou num partido alto.

Achei legal e interessante, só que na noite que eu fui e o pessoal não parecia muito entusiasmado e poucos foram os que se aventuraram a cantar. Realmente é um lugar que merece ser conhecido.
Mas lugares com fado ao vivo não faltam no Chiado, um lugar que, por sua diversidade, é super moderno. Mas não perde o link com as tradições portuguesas. E por isso que até a minha viagem á Portugal, chiado era apenas um ruído desagradável. Agora, chiado será sinônimo de lugar inesquecível.
* Talvez, o único ponto negativo no lugar seja o tráfico de drogas que atua livremente. Diferentemente de qualquer outro lugar que já visitei, lá os traficantes lhe abordam, vendendo de tudo. É uma pena!


Madrugada em Lisboa. Salve a Lapa...ops! Salve o Chiado!

Marcadores:

2 Comments:

Blogger Marco said...

Grande Julio!
Essas suas informações sobre Portugal para mim são preciosas. Eu pretendo ir lá o mais breve que eu puder. Já tenho dicas ótimas que você colocou aqui. Legal! Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

domingo, novembro 30, 2008 1:18:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não conheço a Lapa no Rio,JULIO. Mas adoraria conhecer esta parte de lisboa.

Abraços!!

quarta-feira, dezembro 03, 2008 8:36:00 AM  

Postar um comentário

<< Home