terça-feira, outubro 14, 2008

Decapitaram o chefe e foram caminhar no Soho

Bastardos!!!

O que se passa na mente desse cidadão?


Aí, você vai perguntar o que eu tenho com isso?
Pois é, mas o que mais gosto de fazer quando viajo é reservar um tempo para observar o cotidiano dos moradores das cidades visitadas, asim como os seus costumes e seus detalhes. E Londres parece a cidade perfeita para isso, já que nem uma outra consegue ser tão imponente e despojada; tão tradicional e moderna; tão ousada e conservadora.


(!)



Afinal, estamos falando de Londres, a cidade onde a prefeitura coloca boias , para o caso de algum cidadão descuidado ir parar nas águas do lago Serpentine, no Hyde Park.
Onde cadeiras são postas em parques e jardins para os moradores aproveitarem o sol, que, ingratamente, não dá as caras.
Onde nos surpreendemos, ao andarmos pelo Hyde Park, com essa casinha que, pelo menos uma vez na vida, foi o sonho de muita gente.
Londres dos Pubs maravilhosos, como já comentei aqui.
Londres, onde a prefeitura coloca flores nos postes e estimula os moradores a colocá-las também em seus prédios.


Onde, generosamente, a cidade diz para onde o pedestre deve olhar ao atravessar.

Londres, da pompa.





Londres, da chuva (esta foto foi tirada de dentro daquelas famosas cabines telefônicas, enquanto eu me refugiava de um aguaceiro).




Londres, da arquitetura única.

Londres, dos espaços harmonicamente bem aproveitados, como esse bar, às margens do Serpentine.

Londres das centenas de parques e jardins. A cidade mais verde do mundo.

Londres, onde a funcionária arruma a mesa, na frente de uma padaria, para que os fregueses possam experimentar antes de comprar.
Londres, onde mesmo as pessoas simples do povo têm um compromisso imenso com o estilo - como falei no post anterior. Mesmo que nem sempre o resultado seja de bom gosto.
Londres, onde os sanitário públicos são mais limpos e conservados do que muitos banheiros de gente boa, onde tenho entrado. Este aí fica na praça St. John´s Wood.
Londres, dos monumentos. Esse São João Batista está no meio do bosque, abençoando a todos que forem visitar a Catedral de St. Paul, a que matou Diana. Sim, porque foi ali que ela se casou com Charles. Se ela não tivesse se casado poderia estar viva. Brincadeirinha!
Londres, que me deixou com essa cara de bunda na hora da partida. A lembrança de que essa cidade foi parcialmente destruída durante a segunda guerra, me faz não ter a menor dúvida ao dizer que é a metrópole mais incrível que já conheci. Já estou morrendo de saudades.

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não é pra menos,né JULIO. Confeso que babei aqui,rsss

:)

Abração!

quarta-feira, outubro 15, 2008 2:13:00 PM  
Blogger Marco said...

Júlio, essas suas crônicas me servirão de guia quando um dia eu for conhecer a terra santa onde estão localizados os estúdios de Abbey Road. Acompanhei tudo com extrema atenção. Você sabe como relatar os babados quentes de um lugar. Muito bom! Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

sexta-feira, outubro 17, 2008 12:05:00 AM  

Postar um comentário

<< Home