sábado, agosto 16, 2008

A Morte de Shaft

Eu tinha 12 anos quando a série policial Shaft estreou na Rede Globo, no final de 1971. Meus pais me deixavam ficar acordado até mais tarde para assistir às aventuras do policial negro, que por vir de um getho, tinha mais experiência e malandragem do que a maioria dos policiais novaiorquino. Além do mais, Shaft humilhava os tiras branquelos da cidade, movendo-se com elegância com roupas de bom gosto e por lugares da moda, para demonstrar a sua superioridade negra. Enfim, por tudo isso, Shaft era um seriado policial totalmente diferente de todos os outros. Ma ainda havia um detalhe: a trilha sonora. Blaxploitation da melhor qualidade. E isso se devia a um talentosíssimo músico, cantor e arranjador que morreu no último domingo, sem despertar muito interesse na mídia.
Isaac Hayes morreu e com ele se foi também Shaft. É impossível não relacionar um ao outro, já que o primeiro não deixou uma obra do tamanho do seu talento e será lembrado como o criador do tema do segundo.
Luz pra você, negão!

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Marco said...

Grande Júlio!
Estava visitando o blog da Lila Rose, vi o seu comentário e bateu a vontade de te ler. E aí, rapaz? Tudo bem?
Olha, você foi o primeiro blogueiro a fazer um post sobre o Hayes. Ele certamente era uma de minhas antigas ternuras. agora, eu confesso que não me lembro de um seriado sobre o Shaft! Como é que eu perdi essa, meu Deus! Eu vi os filmes da franquia, com o Richard Roundtree. Se não me engano foram três: Shaft, O grande golpe de Shaft e Shaft na África. Essa série de TV me passou... Vi também o Shaft do Samuel L. Jackson. Esse, bem mais ou menos...
Mas valeu pela lembrança do velho Isaac. Tenho discos dele em vinil. Muito bom! Prazer em te reler, amigo. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

domingo, agosto 17, 2008 12:49:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Grande Marcos,
o seriado Shaft ficou muito pouco tempo no ar, não sei porque, já que fez muito sucesso. Ia ao ar após a novela das 10h, na Globo. Não me lembro quem era o negão que interpretava o detetive malandro e elegantérrimo que falava como bandido e conhecia todas os golpes da bandidagem, mas se vestia no rigor da moda.

domingo, agosto 17, 2008 1:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muita luz a ele,JULIO

Grande abraço~!!

terça-feira, agosto 19, 2008 9:20:00 AM  

Postar um comentário

<< Home