quarta-feira, janeiro 09, 2008

Lá vem o Cd descendo a ladeira

Há 25 anos Thriller do Michael Jackson estava no toto da Billboard. Estou falando do disco que já vendeu até hoje quase 60 milhões de discos em todo o mundo.

Se fosse lançado hoje, venderia muito, muito, muito menos.

Não que o disquinho não tenha seus méritos. O fato de ter sido produzido pelo mestre Quincy Jones é o maior deles. É um trabalho muito bem cuidado e que atravessa os tempos.

Mas hoje não teria a menor chance numa indústria que está descendo a ladeira, perdendo mercado na ordem de 15%, só no último ano, segundo a empresa Nielsen-Scan, que monitora o volume de vendas de discos no território norte-americano.

Para se ter uma idéia do estrago, o disco de música pop mais vendido no ano passado, Long Road Out of Eden, que marcou a volta dos Eagles, vendeu meros 2,6 milhões de cópias. Coisa que Thriller vendeu em poucas semanas. E não pensem que os downloads ilegais têm sido os grandes vilões. Especialistas acreditam que outras formas de entretenimento, como jogos eletrônicos, DVDs, home-theatres e a internet também têm culpa no cartório.
De qualquer forma, eu que cresci juntando dinheiro da mesada para comprar um Lp, tenho dificuldades para imaginar um futuro sem discos. Embora eu não consiga lembrar quando e qual foi o último Cd que comprei.
E você?

Marcadores:

2 Comments:

Blogger SeDona_Su said...

também já falam no livro...
e eu que adoro folhear o livro, sentir o cheiro...

quarta-feira, janeiro 09, 2008 10:16:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tbem reduzi a quase zero a compra de cd's nos ultimos anos,JULIO.
Que eu me lembre o ultimo foi da novela PAGINAS DA VIDA.Musicas otimas e que queria muito ter em casa. Mas acho que foram os unicos ( comprei os 2 ) nos ultimos 3 ou 4 anos.

Abração!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:12:00 PM  

Postar um comentário

<< Home