domingo, janeiro 13, 2008

E a criminalidade não pára de cair...




Foto extraída da New York

...Em Nova Iorque, é claro.


Na sua edição que chegará às bancas amanhã, 14 de janeiro, a Revista New York trouxe uma matéria de capa, na qual os novaiorquinos comemoram por mais um ano seguido (2007), a queda na taxa de criminalidade na cidade. E agora até se dão ao luxo de querer zerar a taxa de homicídios, coisa que nenhum secretário de segurança brasileiro sequer sonha.


Como eu cresci nos anos 70, numa época em que a Big Apple estava afundada em crimes e dívidas, e os turistas recebiam dos hotéis, assim que faziam o check-in, uma lista de cuidados a serem tomados para evitar entrar para a assombrosa estatística de roubos, assaltos, estupros e assassinatos, que faziam da cidade uma das mais perigosas do mundo, acho incrível essa virada de jogo. Nas última vezes em que lá estive, observei encantado famílias inteiras passeando tranqüilamente a uma da manhã pelo Times Square, o mesmo local, onde décadas atrás, elas certamente seriam importunadads por bêbados, junkies, putas, cafetões, batedores de carteira, michês e vagabundos de todos os tipos.


Nos anos 70, nós assistíamos a séries como Bartetta e Kojak e dávamos graças a Deus por não vivermos em uma cidade tão perigosa. E sempre que alcontecia um crime de grande repercurssão - como o da Cláudia Lessin Rodrigues (a jovem de classe média estuprada e morta numa festinha de embalo, no Leblon, em 1977, por exemplo) -, os secretários de segurança se apressavam para dizer: "Podia ser pior. Olhem o que acontece em Nova Iorque."


O que será que os novaiorquinos estão achando do Rio, ao assistirem Tropa de Elite?
Quer ler a matéria da New York? Merglhe aqui.

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Lila Rose said...

O que estão achando?

Uma cidade liderada pela por um poder paralelo, bandido, onde o poder público é corrupto e ao invés de atuar contra o crime, faz parte da quadrilha...

Triste, não?

Triste mesmo é saber que não vamos dar a volta por cima.

terça-feira, janeiro 15, 2008 11:07:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

É o que sempre digo: qdo se quer,se faz!!

Abração,JULIO!!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br

terça-feira, janeiro 15, 2008 2:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Taí uma notícia que deve ser divulgada amplamente no Brasil. Não é por aqui que adoram tudo o que vem de fora? Então, que adotem não só os modismos, mas o seu dinamismo e competência. Gostei.
Feliz 2008, Julio.

quinta-feira, janeiro 17, 2008 8:47:00 AM  

Postar um comentário

<< Home