quarta-feira, outubro 31, 2007

Da Bandidagem Pobre à Tropa de Elite


Há dois sábados atrás, estive no ensaio da minha querida Mangueira. Era noite da escolha de samba e já viu...quadra lotada, alguns famosos, calor e expectativa. Com o dia já clareando foi anunciado o vencedor dos quatro sambas concorrentes. Eram dois mediocres, um bom e um excelente. Ganhou o bom. Voltei para casa decepcionado.


No dia seguinte, a surpresa: soube através dos jornais que um dos compositores do samba vencedor era um tal de Tuchinha, que cumpria pena por tráfico e estava em liberdade condicional.
Imediatamente muitas vozes foram ouvidas dizendo: "Mas que preconceito! Só porque o cara é marginal não poderia ganhar?" Claro que poderia. Mas isso me fez lembrar do olhar complascente que a muitos brasileiros costuma ter com os que estão a margem da sociedade.


Não sei como isso começou, não sei se foi sempre assim. Mas vou partir dos anos 60, quando uma geração idealista acreditava que os marginais eram pobres criaturas que estavam no crime por falta de oportunidade. Em muitos casos, isso é uma verdade. Mas o que nem sempre se tem em mente é que o dificuldades financeiras não justificam o crime.


A foto lá de cima mostra o painel pintado pelo saudoso artista plático Hélio Oiticica, um dos baluartes do movimento tropicalista. Ele é uma homenagem ao Cara de Cavalo, um ladrãozinho medíocre, que assaltava na calada da noite e roubava marmita de trabalhador. O Cara teve a sorte de matar o inspetor Le Cocq, um dos criadores do Esquadrão da Morte. Isso aconteceu em 1964, logo após a Revolução e a esquerda festejou o fato, promovendo o bandido a herói.


Cara de Cavalo foi morto com dezenas de tiros por policiais civis que haviam jurado vingança. Hélio fez Bólide 18-B-331 - o painel da foto - em homenagem a ele. Quando Gil e Caetano foram presos na boate Sucata, no Rio, em dezembro de 1968, dias após a decretação do AI-5, a obra estava decorando uma das paredes da casa de espetáculos, exibindo como uma bandeira contra a repressão policial e, logo, contra o governo militar.


E assim foi durante anos. A obra de Oiticica foi esquecida, mas o idealimso contido nela permaneceu. O governo militar se foi, a esquerda assumiu o poder. Leonel Brizola foi eleito governador do Rio, em 1982, instalando o que chamou de "socialismo moreno", desaparelhando a polícia, impedindo incursões em morros e punindo severamente policiais acusados de atos violentos. O, então, delegado, e hoje deputado estadual Sivuca, foi quase linchado pela esquerda quando disse em uma entrevista a sua famosa frase: "Bandido bom é bandido morto." O mal que Brizola fez à polícia carioca até hoje é sentido. Justamente quando a primeira grande facção criminosa do estado, Comando Vermelho, crescia e bandidos perigosos como Escadinha desafiavam a polícia, o governador cortou verbas destinadas a segurança, o que fez com que tanto a civil quanto a militar se transformassem em policias de fantoche, anos luz atrás da bandidagem em ternos de poderio de fogo. Um retrocesso que até hoje não conseguimos reverter.


Mas foi justamente por aí que a coisa começou a mudar. Acho que, antes da revolução tecnológica, o mundo está vivendo hoje uma transformação moral e ideológica que há muito tempo não se via. O que parecia ser certo, justo e bonito no passado, está sendo revisto. E parece que todas as tolices pregadas nos anos 60 finalmente estão começando a desmoronar.


Quando vi o presidente Lula declarar "que a polícia não pode receber os bandidos com flores", referindo-se a participação da Força Nacional, criada em seu governo, em ações violentas, em conjunto com a PM carioca, quase dei uma gargalhada. E quando vejo o sucesso de Tropa de Elite nos cinemas, cada vez mais entendo que times they are changin´, como dizia Bob Dylan, justamente nos inocentes anos 60, que estão começando a desabar.
Voltando ao ensaio da Mangueira, Tuchinha é um bom compositor, mas estando em liberdade condicional, não poderia estar às cinco da manhã defendendo um samba em lugar público. Isso é fato. Como é fato também que uma polícia que está em guerra, não pode colocar em primeiro lugar os direitos humanos. Guerra é guerra. Tráfico de drogas e violência urbana existe em Recife, em Salvador, em São Paulo, em Porto Alegre, em Buenos Aires, em Los Angeles, em Paris, em Londres, em Nova Iorque ou em Roma. No Rio, existe guerra.


Nossa polícia não é santa e tem que ser fiscalizada para que não cometa excessos. Bandido merece justiça e não bala. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO...DE MEDO DA POLÍCIA. E absurdos como os Esquadrões da Morte são tão nocissos quanto a idiotice do "socialimsmo moreno", porque afasta a opinião pública da polícia e Tropa de Elite veio mostrar o quanto isso é importante.


Moro no bairro do Flamengo e quando vou dar as minhas pedaladas pelo Parque, freqüentemente os homens do BOPE, cujo quartel fica há uns cinco quilômetros de onde moro, estão fazendo sua corrida matinal. Não é muito raro alguém bater palmas e gritar-lhes palavras de encorajamento. Por quê? Volte ao início e leia tudo de novo.



Povo na Mangueira festejando o samba vencedor, composto por um condenado em liberdade condicional.



Eu e o Antônio Parente, meu amigo de samba, horas antes da decepção na Mangueira.

Marcadores:

12 Comments:

Blogger Luma Rosa said...

Bandido virou o cara esperto e aquele que segue todas as regras; um mané! Os valores estão todos deturpados! Beijus

quarta-feira, outubro 31, 2007 10:52:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gosto da Portela e já fui na quadra ver os ensaios.

Faz tempo que eles não levam nada.

abs

quarta-feira, outubro 31, 2007 5:10:00 PM  
Blogger Lila Rose said...

Fiquei sabendo do nosso compositor ex-detento...só pude rir, prá não chorar!!!

As Escolas de samba sempre foram ótimas fachadas para os bicheiros, não me admira em nada termos traficantes... aliás, nada mais me surpreende...rs

Bisous!

quarta-feira, outubro 31, 2007 7:44:00 PM  
Blogger Nil Borba said...

Olá, Bill!!

vc arrasa nessses textos. Concordo , apenas direi isso por hora.

Estive ausente por uns dias e perdi o endereço de meu blog. Por essa razão estou lhe enviando o novo “end”. Voltarei para conversar sobre seus textos. Desculpe o transtorno.
Beijos

http://avessando.blogspot.com/

quarta-feira, outubro 31, 2007 7:56:00 PM  
Blogger Marlene Mora said...

Os valores mudaram...lamentavel.
Bjusssssss

quarta-feira, outubro 31, 2007 10:40:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Putz, que texto bem escrito!Agora estou entendendo tudo.Como não sou carioca e a midia e´mentirosa fiquei este tempo todo sem completar o discurso por falta de onformção.Agora sim...

quinta-feira, novembro 01, 2007 11:20:00 AM  
Blogger Poeira e Cantos said...

Só agora conheci o "Bala".

Muito legal

Um abraço

Marcus falcão.
http://poeiraecantos.blogspot.com/

sexta-feira, novembro 02, 2007 4:25:00 PM  
Blogger Marcela said...

Sem tirar nem pôr.
Ótimo fim de semana pra vc, Julio!
Abração

sexta-feira, novembro 02, 2007 7:07:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma,
Bandido é status.
bjus

Lila,
algumas ainda são dominadas pelos bicheiros.
bjs

Marlene,
mudaram mesmo
bjs

Magui,
o problema da violência carioca é muito mais sério do que parece.
bjs
Marcela,
É isso aí
bjs

domingo, novembro 04, 2007 5:03:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, texto supimpa! Podemos discordar de um ou outro detalhe, mas uma puta aula de história do Rio de Janeiro num texto fantástico.

Adorei a última frase!

sábado, novembro 17, 2007 8:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

A unica parte boa de um marginalzinho de merda , é uma coluninha ( vertebral). É a parte de deixa-lo aleijado.

segunda-feira, outubro 19, 2009 6:51:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Porque????

Palavras de encorajamento????

segunda-feira, abril 18, 2011 12:04:00 PM  

Postar um comentário

<< Home