domingo, março 25, 2007

Um Nova Iorquino Neuorótico Em Londres


Woody Allen é um solitário mágico que ajuda uma atrapalhada estudante de jornalismo (Scarlett Johansson) que recebeu uma missão de um jornalista morto (Ian MacShane): descobrir se um milionário (Hugh Jackman) é um serial killer.
Este é o mote de Scoop - O grande furo, novo trabalho do diretor novaiorquino.
Tá certo. Não se deve esperar nada mais de Woody Allen. Pelo menos pérolas como Manhattans, Um Ladrão Bem Trapalhão, Hannah e suas irmãs e Desconstruindo Harry. Então, faça como eu. Vá asssitir Woody no meio de uma tarde sem compromissos. Porque Allen é hoje nada mais que isso, uma boa sessão da tarde. Não que isso venha depreciar o trabalho deste diretor judeu, o mais injustiçado de Hollywood. E foi justamente isso que o fez partir para filmar em Londres. Lá pelo menos obteria mais reconhecimento e gastaria menos com locações e atores. Como havia acontecido em Match Point, seu último trabalho, também rodado na capital inglesa, Allen parece meio deslocado longe de sua Nova Iorque natal. E esse talvez seja um dos motivos pelo qual, para muitos, o velho Woody esteja meio decepcionante. Nova Iorque sempre foi um personagem a mais nas suas tramas. Em Soop..., Londres é apenas a cidade onde a história acontece. Talvez por não conhecer tanto a sociedade britânica, Allen tenha criado um personagem tão difícil de engolir como o personagem de Hugh Jackman, o milionário Peter Lyman, que se apaixona à primeira vista por uma jovem de classe bem mais baixa. E qualquer um que conheça o sistema de classes inglês, sabe que, com exceção de Charles e Diana, isso é muito difícil de acontecer. Para piorar Hugh não está muito convincente no papel, parece mais um bobalhão endinheirado, enganado por uma maria-gasolina. E Johansson não está nada atraente, por sinal.
Não vi outros furos porque eu fui assistir Allen no meio de uma tarde tediosa, dessas nas quais só se quer um pouco de diversão. Esqueça o Allen magistral. Compre um pote grande de pipocas e curta o Allen apenas original, bem feito, impagável e divertido (Há cenas antológicas como a da barca levando os mortos para o inferno).
Aliás, já está em andamento mais um projeto do novaiorquino neurótico, em Londres. Chama-se Cassandra´s Dream e terá Collin Farrel no papel principal. Vamos aguardar.
E a capital londrina está voltandando a ser o centro do universo, como havia acontecido em meados dos anos 60. E os novaiorquinos andam enciumados. Mergulhe aqui e veja a matéria de capa da New York, que chegará às bancas americanas nessa segunda e veja o hilário clima de rixa que está rolando, como no passado aconteceu entre Rio e São Paulo. Ou será que cariocas e paulistas ainda não se entenderam?

6 Comments:

Blogger Lobo said...

O milionário que se apaixona pela "plébeia" é um mote bem manjado, chega a ser coisa de novela. O Allen fora de seu habitat natural (NYC) deve estar mesmo um peixe fora d'água, mas o cara tem crédito.
Linkarei o Bala Perdida lá no uivos, ab.

domingo, março 25, 2007 11:00:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Se fala em rixa de cariocas e paulistas, nova iorquinos e londrinos, então não conheces a rixa entre amazonenses e paraenses: morte por terçado, brigas de bar e porradaria na rua. Por causa de um xingamento: seu paraense!

Daria um bom tema pra livro policial.

Abraços.

segunda-feira, março 26, 2007 8:29:00 AM  
Blogger Yvonne said...

Júlio, acho que RJ e SP estão tão por baixo que nem rixas existem mais. Fiquei muito triste com a minha viagem ao meu querido Rio de Janeiro. Beijocas já de volta.

segunda-feira, março 26, 2007 5:01:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei da dica,JULIO. Vou tentar conferir.
Qto à rivalidade SP/RJ ,ela já faz parte da cultura,hehehe
Abração e otima semana.

segunda-feira, março 26, 2007 5:12:00 PM  
Blogger Marco said...

Pois é, Julio. Eu sempre admirei os filmes do Allen. Vi todos. Gosto mais quando ele aparece nos filmes com aquele estilo inconfundível. No insosso Matchpoint e nesse agora, ele continua insistindo em ser um pastiche de Hitchcock. Tá pior que a fase Bergman de quinta categoria dele. Mas devo reconhecer que tem alguns achados neste Scoop.
Boa semana. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

segunda-feira, março 26, 2007 11:15:00 PM  
Blogger Pedro Vinícius said...

Vi seu link no blog do Eduardo, Utopia Urbana. Passei pra dar uma olhada. Parabens!

terça-feira, março 27, 2007 12:05:00 AM  

Postar um comentário

<< Home