segunda-feira, janeiro 22, 2007

Inspiração


O que você faria se estivesse passando pela rua e visse um funcionário da telefônica trabalhando num poste? Provavelmente iria praguejar, em silêncio, devido ao péssimo serviço oferecido pelas companhias telefônicas brasileiras.

Pois compositor de música country Jimmy Webb estava dirigindo por uma estrada que cortava uma região sonolenta do Arkansas, quando viu um funcionário da telefônica local. Foi para casa e compôs Wichita Lineman (esta que você deve estar ouvindo), um dos maiores clássicos da música americana dos anos 60, eternizada na voz do caipira Glen Campbell, numa gravação que marcou a minha infância.
Sempre achei que o dom artístico fosse mesmo algo especial. Não é apenas o dom de fazer coisas belas, mas sim a capacidade de transformar o banal em obras primas.
Por exemplo, bastou uma vontade de fazer pipi e o dramaturgo norte-americano Edward Albee escreveu um dos maiores clássicos do teatro mundial. Foi numa madrugada, lá pelos idos do início dos anos 60. Albee estava enchendo a cara num bar do Greenwich Village e resolveu tirar a água do joelho. Quando entrou no sanitário, viu uma curiosa frase que alguém havia talhado na porta de madeira: "Quem tem medo de Virgínia Wolf?"
Paul MacCartney ainda era um guri, quando, ao xeretar o pequeno cemitério que havia perto da sua escola, viu o túmulo de uma mulher, cujo o nome, de alguma maneira, chamou sua atenção: Eleonor Rigby. E mesmo sem conhecê-la, o jovem Paul jurou que faria uma música sobre a desconhecida.
O mundo artistico está cheio de histórias como essas. Mas acho que não precisamos ser propriamente do meio artístico para saber aproveitar esses toques que a vida nos dá. Eles estão no dia-a-dia de qualquer um. É só estar atento. É só desenvolver a capacidade de extrair inspiração nas coisas banais. Não para fazer arte, mas para tornar nossa vida melhor. É o dom de não esperar que um grande acontecimento nos faça felizes. É o dom de arrancar felicidade através de pequenos toques dados pela vida na rotina do dia-a-dia.

Perdoem-me o post assim meio auto-ajuda, mas é que ando meio sem inspiração.

* texto postado em 29/04/2006

16 Comments:

Blogger Yvonne said...

Rapaz, que pedido de desculpas é esse? Wichita Lineman me fez chorar de saudades dos meus quinze anos. Estou falando sério, chorei mesmo. Quem tem a arte dentro de si tira inspiração até mesmo de propaganda de detergente. Adorei!!! Beijocas

segunda-feira, janeiro 22, 2007 9:17:00 AM  
Blogger Milton T said...

Boa semana Julio!

abs

segunda-feira, janeiro 22, 2007 12:26:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu queria ter esse talento de transformar o simples no belo

segunda-feira, janeiro 22, 2007 12:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, se o post é de auto-ajuda como vc disse, então eu descobri que gosto de auto-ajuda, rs... porque adorei o post... Tb admiro muito quem consegue perceber a beleza das coisas simples, do cotidiano... é por isso que Mário Quintana é meu poeta favorito!
E música? Nossa, não sei o que seria a minha vida sem música... então, por favor não peça desculpas...
bjos

segunda-feira, janeiro 22, 2007 12:48:00 PM  
Blogger Tom said...

Oi Julio.
Obrigado pela visita.
Excelênte post, cara!
Já gostei do lugar.
Vou voltar com mais tempo pra entender o resto.
Abraço forte,
Tom

segunda-feira, janeiro 22, 2007 5:09:00 PM  
Blogger Vivien Morgato : said...

Tb acho, curtir demoradamente coisas pequenas. Se é auto ajuda, nao sei, mas que funciona, ah, funciona.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 5:44:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Jimmy Webb é GÊNIO!!
Você, por acaso, já ouviu o CD do Art Garfunkel só com músicas do Jimmy Webb? Chama-se Watermark e tem, entre outras belezurinhas, (What a) Wonderful World, com Art, Paul Simon e James Taylor.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 6:02:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio não consegui ouvir a música. Quando pinta a inspiração, ganhamos coisas lindas.
Pena que nunca tive essa inspiração!

Bjos.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 9:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não consegui ouvir a música, Julio, mas sei exatamente como funciona essa coisa de num piscar de olhos sentir vontade de criar...................

E por que se desculpar? Eu, hein.... Caldo de galinha, auto-ajuda e carinho nunca fizeram mal a ninguém, rs*

beijos, meu bom e boa semana

MM

terça-feira, janeiro 23, 2007 1:49:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio:
Como a Vera, não consegui ouvir a música. Mas o tema do post é ótimo. Acho, como você, que devemos tirar inspiração das coisas simples e, a partir dela, aproveitar a vida.

terça-feira, janeiro 23, 2007 11:15:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Júlio,

Bem por ai. Auto-ajuda à parte, a gente passa batida por pequenas coisas que podem nos fazer viver melhor, mais felizes!

Beijos

terça-feira, janeiro 23, 2007 11:58:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Deliciosa música...
Sem inspiração? Não creio, enfim, valeu ler de novo, perfeito alerta para que tomemos mais banhos de chuva, respiremos mais devagar, beijemos mais e observemos muito mais pores do sol, simples, barato e faz um bem danado...
lindo dia,
beijossssssssssss

terça-feira, janeiro 23, 2007 4:20:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

aqui no meu bairro barra pesada, provavelmente o sujeito mandaria bala no pobre funcionário, pensando ser algum ladrão na espreita.

PS: essa "verificação de palavras" está me fazendo sentir um analfabeto, hehe

terça-feira, janeiro 23, 2007 7:24:00 PM  
Blogger Antonio Diamantino Neto said...

porra my brother, é tanto comentário que eu também DISSE.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 1:43:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Raul Seixas exorcizou alguns demônios cantando simplesmente sobre o medo da chuva.
Gênios são gênios.

quarta-feira, janeiro 24, 2007 3:09:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sem inspiração??
Pois vc colocou em pratica exatamente o que pregou,JULIO. Um texto tão simples e objetivo que mandou muito bem a mensagem.
E se refletirmos bem,é exatamente o que acontece. Poucos,muito poucos ,conseguem ENXERGAR ,de fato,os toques que a vida nos dá.
Abração!

quarta-feira, janeiro 24, 2007 8:04:00 AM  

Postar um comentário

<< Home