domingo, dezembro 17, 2006

Ratoeira no Rio

Atores na versão inglesa da peça de Agatha Christie
Não. Este post não é sobre a Linha Vermelha, a Linha Amarela, avenida Brasil, Rocinha, auto-estrada Lagoa-Barra ou qualquer uma das muitas ratoeiras que existem por aqui hoje em dia. Estou falando de A Ratoeira, peça que estreiou no West End, a Broadway londrina, em 25 de novembro de 1952 e ainda está em cartaz no St. Martin´s Theatre.
Vou repetir. Estreou em 1952 e ainda está em cartaz no St. Martin´s Theatre, tendo completado no último mês, 54 anos ininterruptos em cartaz e mais de 20 mil apresentações. E um detalhe: a autora do espetáculo, que inclusive já entrou para o Livro Guiness, a saudosa Agatha Christie, faleceu há 30 anos, em janeiro de 1976.
Os cariocas que não podem ir a Londres, como eu, estão tendo a grande oportunidade de assistir a este clássico do teatro mundial, na sala Marília Pêra do Teatro Leblon. Fui ontem à noite. E encontrei casa cheia. Como é bom ver o teatro assim, com filas e gente brigando por ingresso!
Quem costuma levar bala aqui sabe da minha paixão por textos policiais. E também por teatro. Agora imaginem o que foi para mim ver um texto policial sendo encenado! A Ratoeira é um típico texto da velha Agatha. Personagens diversos e muito bem definidos e uma trama elaborada e com aquele final surpreendente que faz você imaginar a escritora lá no céu rindo da sua cara, por mais uma vez ter lhe enganado.
Dirigida por João Fonseca, a versão brasileira de A Ratoeira é um luxo! O cenário nos remete a uma casa de campo em estilo vitoriano, na Inglaterra dos anos anos 50. Os figurinos são um primor! Numa noite quente de quase-verão no Rio, o elenco tem que usar botas de neve, sobretudos, cachecóis, gorros e luvas. Aliás, o elenco é primoroso, capitaneado por Gabriel Gracindo e Tonico Pereira. Mas quem rouba mesmo a cena é a grande Débora Duarte, que está im-per-dí-vel. Sua atuação já vale o ingresso.
Agatha Christie foi o meu primeiro contato com a literatura policial. Naquela época ainda havia um grande preconceito não só contra ela, mas também contra textos policiais. Eu nunca entendi isso direito. A velha Agatha é primorosa ao construir personagens e tramas com um cuidado e um requinte de poucos. Há ainda o seu humor sofisticado e com a acidez tipicamente britânica. Até os assassinatos são praticados com elegância.
Agatha morreu quando eu ainda era adolescente estava começando a fazer a minha biblioteca. Fiquei chocado. Mas ontem, 30 anos depois, fiquei feliz ao ver que ela continua sendo admirada por várias gerações e que o público lhe dá o respeito que os críticos sempre lhe negaram. Valeu Agatha!


Indignado(a) com o aumento de salários dos congressistas?

Pois é, o Brasil tem inimigos dentro de casa. Cada vez fica mais claro quem joga contra este país. E se estiver difícil engolir mais essa, a lista a baixo pode lhe ser útil:
Deputados e Senadores que votaram a favor do aumento:

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado:Tel.: (61) 3311-2261 - renan.calheiros@senador.gov.br
Ney Suassuna (PB), líder do PMDB:Tel.: (61) 3311-4345 - neysuassun@senador.gov.br
Ideli Salvatti (SC), líder do PT:Tel.: (61) 3311-2171 - ideli.salvatti@senadora.gov.br
Demóstenes Torres (PFL-GO):Tel.: (61) 3311-2091 - demostenes.torres@senador.gov.br
Tião Viana (PT-AC):Tel.: (61) 3311-4546 - tiao.viana@senador.gov.br
Efraim Moraes (PFL-PB):Tel.: (61) 3311-2425 - mailto:efraim.morais@senador.gov.br
Rodrigo Maia (RJ), líder do PFL:Tel.: (61) 3215-5308 - dep.rodrigomaia@camara.gov.br
Miro Teixeira (RJ), líder do PDT:Tel.: (61) 3215-5272 - dep.miroteixeira@camara.gov.br
José Múcio Monteiro (PE), líder do PTB: Tel.: (61) 3215-5458 - dep.josemuciomonteiro@camara.gov.br
Inácio Arruda (CE), líder do PCdoB:Tel.: (61) 3215-5582 - dep.inacioarruda@camara.gov.br
Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo:Tel.: (61) 3215-5706 - dep.arlindochinaglia@camara.gov.br
José Carlos Aleluia (PFL-BA), líder da minoria (oposição):Tel.: (61) 3215-5856 - dep.josecarlosaleluia@camara.gov.br
Luciano Castro (RR), líder do PL:Tel.: (61) 3215-5401 - mailto:dep.lucianocastro@camara.gov.brBismarck Maia (CE), vice-líder do PSDB:Tel.: (61) 3215-5622 - mailto:dep.bismarckmaia@camara.gov.br
Inocêncio Oliveira (PL-PE):Tel.: (61) 3215-8204 - dep.inocenciooliveira@camara.gov.br
Givaldo Carimbão (PSB-AL): Tel.: (61) 3215-5732 - dep.givaldocarimbao@camara.gov.br
Mário Heringer (PDT-MG):Tel.: (61) 3215-5212 - dep.marioheringer@camara.gov.br
Jorge Alberto (PMDB-SE):Tel.: (61) 3215-5723 - dep.jorgealberto@camara.gov.br
Sandro Mabel (PL-GO):Tel.: (61) 3215-5443 - mailto:dep.sandromabel@camara.gov.br
Carlos Willian (PTC-MG):Tel.: (61) 3215-5472 - dep.carloswillian@camara.gov.br
Sandra Rosado (PSB-RN):Tel.: (61) 3215-5650 - dep.sandrarosado@camara.gov.br
Benedito de Lira (PP-AL):Tel.: (61) 3215-5942 - dep.beneditodelira@camara.gov.br
Esses foram contra:

- senadora Heloísa Helena (AL), líder do PSOL;
- deputado Chico Alencar (RJ), líder do PSOL;
- deputado Henrique Fontana (RS).
Não podemos deixar passar mais essa.
Passem essa lista para frente!

No final de semana passado, precisei ir a Florianópolis para resolver uns assuntos particulares e aproveitei pra relaxar um pouco nessa cidade que mora no meu coração. Fiquei sabendo que 86% da população local não são florianopolitanos. São pessoas de outras cidades e estados que se apaixonaram pela ilha e para lá se mudaram. Olhando essa foto, não é difícil saber por quê.

8 Comments:

Blogger Yvonne said...

Rapaz, eu ia pedir sua autorização para copiar a lista. Agatha Christie é uma das minhas ´paixões. Tenho praticamente todos os livros dela. Quando eu for ao Rio, com certeza irei ver a peça. Beijocas

sábado, dezembro 16, 2006 6:16:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bah, quando vc for a Londres, não deixe de fazer aquele passeio sobre a Agatha.... Deve ser show. Bjos

domingo, dezembro 17, 2006 12:20:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse tipo de arte não chega aqui em Manaus, o que é uma pena.

De texto policial, eu curto bastante o José Louzeiro.

Uma ex-namorada minha viajou certa vez pra floripa e eu tive que dar muito esporro no telefone pra ela voltar! Hehe.

Abração!

domingo, dezembro 17, 2006 3:15:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Malditos deputados que....? gosto muito de historias policiais tambem...eu reporter policial...rsrs...bom domingo

domingo, dezembro 17, 2006 8:14:00 AM  
Blogger Sérgio said...

Floripa é muito linda mesmo.Estive aí fazem dois anos e pouco e nao canso de lembrar das belezas da cidade.
Abraços

domingo, dezembro 17, 2006 1:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

não consigo te mandar e-mail, sempre retorna. ia te pedir para me madar até HOJE um parágrafo sobre o melhor livro que tu leu este ano. amanhã vou postar as dicas do pessoal no meu blog. se quiser entrar, manda lá pro meu bol.

domingo, dezembro 17, 2006 4:34:00 PM  
Blogger Milton T said...

Ô vida boa dos manezinhos da ilha....

boa semana

abs

domingo, dezembro 17, 2006 5:22:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa da reforma salarial deixou-me de queixo caido!!!
Beijinhos

domingo, dezembro 17, 2006 9:57:00 PM  

Postar um comentário

<< Home