quarta-feira, novembro 29, 2006

Vou Ver


Isso é o que parece que todo mundo está dizendo ao ouvir falar do mais recente sucesso do Pedro Almodovar. Eu também disse e cumpri a promessa esta tarde. E o danado do espanhol mais uma vez não me decepcionou. Mas também não me deixou naquele estado de encantamento que experimentei ao sair da exibição de alguns de seus trabalhos anteriores.
A perda de uma mãe talvez seja uma das mais devastadoras experiências na vida de um ser humano. Quem passou por isso, sabe. Infelizmente, eu sei. Enquanto o pai, representado pelo Sol em nosso mapa astral, nos ajuda a construir o nosso caráter, a nossa personalidade, nossa mãe é responsável pelo nosso emocional. É a nossa Lua em nosso mapa astral. E seja em qual casa essa lua estiver, quando ela se apaga, é um baque emocional terrível. Sofremos com a perda de nosso pai. Mas a partida da nossa mãe nos deixa emocionalmente aniquilados.
Volver não fala exatamente sobre a morte de uma mãe e, sim, sobre o retorno de uma mãe que estava supostamente morta, o que é muito mais emocionante. Mas a morte é uma personagem a mais no filme. Morte ocorrida, morte que está por vir, mortes provocada. Assim como no excelente Tudo Sobre Minha Mãe, de 1999, Volver tem um time de mulheres sofridas e lutadoras que têm que lidar com a morte, enquanto buscam resolver certos enigmas em suas vidas. Como sempre, os homens são apenas acessórios.
No fundo o que Almodovar faz em seus filmes é um dramalhão. Até Tudo Sobre..., havia humor e escracho para diferenciar seus filmes das novelas da tv. Com a perda da própria mãe, para quem ele dedicou Tudo Sobre..., o espanhol passou investir mais na emoção, utilizando-se de lindas linhas poéticas, visuais bem trabalhados e diálogos estupendamente bem construídos.
Sentimos falta disso em Volver. Almodovar pareceu optar mais pelo drama, pela história. Por isso, vou logo avisando: quem for ao cinema esperando encontrar o humor kitch de Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos ou Ata-me ou as cenas emocionantes de um Fale Com Ela ou os diálogos inesquecíveis de Tudo Sobre Minha Mãe, vai encontrar um Almodovar um tanto apático, anêmico.
Mas Volver tem a grife Almodovar e estão lá a história que leva atrizes a desempenhos surpreendentes. E que atrizes! Penelope Cruz voltou em grande forma a atuar para Almodovar. Lola Dueñas, Yohana Cobo e Blanca Portillo também estão bem. Mas o destaque vai para a grande Carmen Maura, digna de aplausos, como a mãe que reaparece para rever as filhas e revelar os segredos do seu desaparecimento.
Volver, que estreou na Espanha em março, nos EUA, em 20 de outubro, e no Rio, em 10 de novembro, merece ser visto MESMO! É o mais próximo que Almodovar chegou de uma novela mexicana, mas o espanhol é esperto e talentoso demais para deixar a peteca cair. Embora, volto a dizer, ele tenha se afastado da qualidade da maioria dos seus trabalhos anteriores.
Vá ver. Mas com moderação.

13 Comments:

Blogger Jéssica said...

Vou ver 'volver'... Valeu a dica...
Beijosssssssss

quinta-feira, novembro 30, 2006 2:09:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Podem chamar-me de inculto,JULIO,mas eu não consigo ficar horas sentado vendo estes filmes cabeça.
Abraços!

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:33:00 AM  
Blogger Milton T said...

Acho que pela Penélope vale a pena!

abs

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:19:00 PM  
Blogger Claudio Costa said...

Vô vê!

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:32:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi!!!

Pois é, todo mundo acho u o desempenho da Penélope muito bom, mas muita gente falou mal do filme. É a primeira vez que leio num blog algo positivo. Tô louca pra ver. Adoro o Almodóvar... Menos quando ele mata touros... Abs

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:18:00 PM  
Blogger Yvonne said...

Amigo, ordens dadas, ordens executadas. Verei o filme. Beijocas

sexta-feira, dezembro 01, 2006 7:49:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Volver é bom justamente por não ser Almodóvar demais e não carregar o que os outros filmes dele traziam e penúltimo (Má Educação) chegou ao máximo. Essa escolha foi feliz e o elenco é de arrasar.

sexta-feira, dezembro 01, 2006 10:11:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Buenas.
Julião, também resenhei este filme no meu blogue.
Achei ótimo o reencontro de Carmen Maura com Almodóvar, mesmo ciente de que este afastamento não afetou em nada a sua carreira.
Vide "Valentin" e "La Comunidad".
Fora que assisti ao filme em um cinema novinho em folha, com uma livraria bacana ao lado e um expressinho bem tirado.
Se cuida, grande abraço.

sexta-feira, dezembro 01, 2006 4:26:00 PM  
Blogger Biajoni said...

tem que ver nem que seja só pela penélope charmosa.
:>)

sexta-feira, dezembro 01, 2006 4:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mais um aqui que lê e obedece. Vou ver. E olha, somente em blogs hoje se encontram críticas dessa maneira: consistentes e ao mesmo tempo leves. Mas veja bem, um detalhe, só nos bons blogs. Parabéns Julio.

sexta-feira, dezembro 01, 2006 5:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Julio, querido, gostei do filme, mas achei que não chegou nem aos pés de Má Educação e Fale com ela, ou seja?! Sai "meio assim" do cinema... Mas Almodóvar sempre vale a pena ;o)

beijos, querido e um ótimo fim de semana

MM

ps: a Penélope está uma coooooooisa de linda no filme [e de boa atuação], não!? aff

sexta-feira, dezembro 01, 2006 8:39:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

meu caro, obrigado pela visita e comentário (já devidamente respondido) em meu humilde blog. permita-lhe linká-lo entre meus favoritos, o que fará com que venha por aqui com certa frequência. no mais, e já que gosta de literatura policial, talvez goste de ler sobre uma francesa chamada Fred Vargas, no seguinte post: http://danielslopes.blogspot.com/2006/11/oba-oba-e-um-livro-de-fred-vargas.html

grande abraço.

sexta-feira, dezembro 01, 2006 9:35:00 PM  
Blogger Milene Leite said...

Olá !
Estava por aqui pela Internet e encontrei seu blog ! Gostei muito do que li! Por isso resolvi comentar...
=)
Ainda não assisti "Volver", mas sou fã de Amodóvar, coleciono alguns de seus filmes !

Parabéns pelos textos e pelo bom gosto!
;)

Se quiser passe no meu e será bem vindo!

Beijos!

sábado, janeiro 27, 2007 6:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home