domingo, novembro 12, 2006

Perdeu!!


Era uma vez um honesto cidadão que comprou uma casa modesta no subúrbio do Rio. A casa seria para alugar. O cidadão queria apenas uma forma de completar a sua renda. Um detalhe: esta casa ficava junto a um morro. Na época da compra havia uma pequena favela no local, que foi crescendo com o passar dos anos. O último inquilino se foi e o tal cidadão passou a ter dificuldades para alugar. O imóvel ficou fechado por três meses, até que o proprietário resolvesse vendê-lo. Um dia o pacato cidadão apareceu com alguns pedreiros para iniciar uma reforma e foi recebido por um grupo de bandidos armados. E foi obrigado a ouvir deles: “Fique sabendo que você não é mais dono de mais nada aqui. PERDEU! E não adianta chamar a polícia. A gente sai fora, mas volta.”
O pacato cidadão, então, recorreu a diversas autoridades e, sem obter uma solução, decidiu abandonar o imóvel.
Sei que o problema não é novo e por isso mesmo me surpreende, porque acontece há tanto tempo, continua a acontecer e ninguém faz nada para resolvê-lo.
O mais grave é que quando o marginal disse “PERDEU”, ele não tinha a noção de que não era só o tal pacato cidadão que estava PERDENDO. Pense bem:
1 – A prefeitura PERDE, porque bandido não paga IPTU;
2 – A cidade PERDE, porque a arrecadação caiu e a prefeitura tem cada vez menos grana para fazer o necessário;
3 – O ramo do tursimo – atualmente um dos principais meios da arrecadaão do Rio - PERDE, porque a cidade está mais suja, mais feia, mais mal iluminada, mais mal cuidada, devido ao problema acima;
4 – As distribuidoras de gás, eletricidade e água também PERDEM pelo mesmo motivo do item 1. Para se auto-sustentarem, precisam pressionar o governo para aumentarem as tarifas, o que geralmente conseguem. Aí, todos os honestos cidadãos PERDEM também;
5 – O país como um todo também PERDE, não só porque os novos moradores da casa é uma gente que nada produz e aumenta a criminalidade, mas também porque essas invasões aumentam o desânimo, a revolta e o descrédito dos outros pacatos cidadãos que estão levando a nação nas costas. E os resultados podem ser imprevisíveis.
Com certeza um petista ao ler isso diria que “os invasores são vítimas da má distribuição de renda, etc”.
Alguém da direita culparia o estado pela inércia e coisa e tal.Mas ambos devem relaxar, porque os dois lados sabem que nem tudo está PERDIDO, nem todos estão PERDENDO. Tem muita gente GANHANDO com esta situação.





E nessa segunda, dia 13, tem o lançamento do livro acima. Mais um do meu brother, o jornalista e escritor Marcelo Moutinho. Será na Livraria da Travessa, rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, 20h. Vale a pena conferir uma prosa da melhor qualidade. Irei se os preparativos do evento abaixo não tomar todo o meu tempo.



O GRUPO AUTORES EM CENA
CONVIDA VOCÊ PARA A
LEITURA DRAMÁTICA DA PEÇA



“ESTA NOITE É VERÃO NO INFERNO”
DE
JÚLIO CÉSAR CORRÊA


DIREÇÃO DE TOMIL GONÇALVES

EM CENA OS ATORES:
ELVIS ASSIS
JANAÍNA NOËL
SHEILA AGUED


DIA 17 DE NOVEMBRO ÁS 21:30
ESPAÇO CAFÉ CULTURAL
Rua São Clemente, 409 – Botafogo
Entrada grátis – Estacionamento em frente

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sem falar de todo um ciclo nesse país...camelôs , mercadorias contrabandeadas.....etc

m.toshiba

abs

domingo, novembro 12, 2006 2:17:00 PM  
Blogger Jéssica said...

Passando rapidinho pra te desejar sorte e te dar um beijo gostoso (uia...rs...)

domingo, novembro 12, 2006 3:26:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fantastica forma de gritar por atenção e providências das autoridades. Todos perdem...perder, perder, perder.
E o Pior; perdemos as esperanças de vivermos seguros.
Aplausos

domingo, novembro 12, 2006 5:11:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que absurdo isso. Imagina perder um imóvel que a pessoa tenha comprado com muita dificuldade. Esses bandidos, ninguém consegue fazer nada a respeito, pois na verdade político, autoridades, são todos farinhas do mesmo saco. Eles lucram com a criminalidade. Parabéns pela leitura de tua obra... ABs

domingo, novembro 12, 2006 6:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio.

Há algum tempo sem passar por aquí, ainda me surpreendo em encontrar textos fortes e polêmicos como este que retrata, com rica fidelidade, o cotidiano que se espalha rapidamente pelo próprio país. Todos perdem.
E eu, perco, quando fico sem visitá-lo, pois seus textos são sempre assim: excelentes. Agora vou descendo, ler os anteriores.

Abração.

domingo, novembro 12, 2006 7:29:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se cada adulto desse país se prontificasse a cuidar de um menor abandonado, alimentando e educando, ninguém perderia nada!
Boa semana! Beijus

domingo, novembro 12, 2006 7:29:00 PM  
Blogger Unknown said...

Você sabe que eu conheço uma história semelhante a essa do imóvel. A única diferença é que o imóvel está alugado quase de graça só pra manter o locatário lá já que se ele sair, com certeza vão invadir o imóvel.

segunda-feira, novembro 13, 2006 6:52:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acho o seguinte...o Brasil as leis nao sao para serem cumpridas..os bandos sao muitos porque tem gente demais nesse pais..tem sim tambem må distribuicao de renda..tem de tudo nesse Brasil...e a policia e bandida tambem..o que e pior..parabens por ESTA NOITE É VERÃO NO INFERNO”

segunda-feira, novembro 13, 2006 7:42:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

O péssimo exemplo vem de cima,JULIO. Queiramos ou não,está se provando que muitos bandidos estão no topo do poder,seja ele qual fôr.
O reflexo é sempre cá embaixo.
Abração e otima semana!

segunda-feira, novembro 13, 2006 9:48:00 AM  
Blogger Yvonne said...

Júlio, esse seu post foi uma porretada na cabeça de nós brasileiros. É assim que vamos perdendo o controle das coisas. Começa com uma coisinha aqui, outra ali e quando nos damos conta "tá dominado" ou "perdeu". É isso aí. Querido boa sorte na leitura da peça. Não irei porque moro no interior do ES. Beijocas carinhosas

segunda-feira, novembro 13, 2006 11:02:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Todo mundo sai perdendo, mesmo, Julio! Gostei da forma como colocou a questão ;o)

beijos, querido e um ótimo começo de semana,

MM

segunda-feira, novembro 13, 2006 11:35:00 AM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, os únicos que ganham são os bandidos. Como tem bandidos na política, na polícia e nos orgãos públicos, estamos ferrados mesmo.

Bjos.

segunda-feira, novembro 13, 2006 5:54:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sucesso, Júlio.

Fala um pouco da peça pra quem não puder ver sofrer mais, cara.

abraço

Saulo.

terça-feira, novembro 14, 2006 11:47:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Como diz o Melodia, questão de posse.

terça-feira, novembro 14, 2006 1:59:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

ouviu o programa hoje?
sorte na leitura da peca meu velho!

terça-feira, novembro 14, 2006 11:52:00 PM  

Postar um comentário

<< Home