domingo, setembro 03, 2006

Um Americano Tranqüilo



1. Estou voltando a praticar ioga/meditação. Eu aprendi ioga no início dos anos 80, bem antes de ser moda. Comecei por acaso, para resolver um problema de respiração. Consegui, gostei e continuei. Depois, a falta de tempo acabou vencendo e abandonei tudo. Dizem que ioga é a aeróbica da mente. Concordo. E como qualquer exercício, se você pára, perde todos os benefícios por ele proporcionado.

2. O tal americano tranqüilo mora em São Francisco, tem nome hippie, Devendra Banhart, e parece mesmo ter sido congelado naqueles loucos anos 60. É muito gente boa e conhece muito de MPB, sobretudo Caetano Veloso. Entende também de Tropicalismo e até mesmo das influências que o movimento tirou dos ensinamentos de Mário de Andrade. Seu som lembra um Dylan mais lite. Lembra também um James Taylor, na época em que estava mergulhado em heroína; um Nick Drake suicida ou um Neil Young melancólico. Coisa rara no meio de tanto rap, trash, soul, funk e música eletrônica. Sempre gostei dos que vão contra a corrente.
Esta figura existe mesmo? Existe e estará no palco Lab do Tim Festival, na noite de 27 de outubro.
E o que o item 1 tem a ver com o 2? É que eu não uso mantras para meditação e sim uma boa música. Como as músicas do Devendra. Ouça e relaxe.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Julio, minha primeira vez por aqui, através da Lima. Ótima diva, a musica anda, em minha opinião, meio escassa mesmo de bom gosto. Um abraço

segunda-feira, setembro 04, 2006 4:53:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Junior,
está escassa mesmo.
obrigado pela visita
gd ab

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:19:00 PM  
Blogger Milton T said...

Gostei do som, não conhecia...
Abçs

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:49:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Milton,
para nós que gostamos de Neil Young é um achado.
gd ab

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:52:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

acabei de postar o set list do proximo guarana groove...amanha!

terça-feira, setembro 05, 2006 4:56:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Isto que torna o sêr humano único,JULIO : cada um de nós reage de uma forma. Tbém consigo relaxar com uma boa musica,mas confesso que sempre tive curiosidade,ao menos,de fazer ioga.
Abração!

terça-feira, setembro 05, 2006 8:27:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Buenas.
Julião, vou ouvir. Preciso mesmo de novas canções, acho que a música renova a vida.
Se cuida.
Grande abraço.

terça-feira, setembro 05, 2006 10:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

acho que nunca vou prAticar Ioga...sou agitada demais..mas se conseguisse e bom demais

terça-feira, setembro 05, 2006 12:18:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu aaaamo fazer yôga, Julio!!! Minha vida [e energia] está miiiil vezes melhor desde que comecei.

Seu corpo, sua mente ~com certeza vão agradecer ;o)

Beijos e bom fim de semana,

MM

Ps: muito bom o som dele, adorei!!! Aliás, sempre gosto das suas dicas

ps2: também não uso mantras para praticar, rs*

terça-feira, setembro 05, 2006 1:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

ops, eu quis dizer BOM FERIADO [que está por chegar e não fim de semana, rs*]

beijos

MM

terça-feira, setembro 05, 2006 1:18:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jorge,
depois passo lá.
gd ab

DO e Cilene,
a ioga realmente muda a vida de uma pessoa.
gd ab

Luiz,
que a mama saia logo dessa.
gd ab

Mônica,
nunca encontrei um mantra que me ajudasse. òtimo feriadão pra vc tb
bj

terça-feira, setembro 05, 2006 2:53:00 PM  
Blogger Jéssica said...

Sempre imagino yoga como referência à paz, mas infelizmente nunca fiz. Gostei! Tenho acessado aqui algumas vezes e sempre curto muito o que vc escreve. Um abraço*.*

terça-feira, setembro 05, 2006 6:50:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Blond,
obrigado e volte sempre
bj

terça-feira, setembro 05, 2006 6:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

nossa ! coincidência , hoje baixei o último cd dele
bem legal !!!

terça-feira, setembro 05, 2006 7:32:00 PM  
Blogger Alba Regina said...

eu tbm fiz meditação...acho q era 84 por aí, com o prof. kleber tani lá no leblon. mas não deu certo. sou agitada demais. mas confesso q tudo oq eu mais queria era conseguir ser concetrada o suficiente pra voltar a meditação e fazer uma yoga tbm. exercícios para a alma. beijo jc!

terça-feira, setembro 05, 2006 7:42:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Pat, ele é tudo
bj

terça-feira, setembro 05, 2006 7:45:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Alba,
tb não tenho muita concentração. Mas a yoga irá me ajudar neste sentido.
Gosto mesmo é de meditar
bj

terça-feira, setembro 05, 2006 7:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Então é o Sr. o autor do livro "A arte de odiar"... Minha filha teve acesso ao livro e gostou muito.
Parabéns pelo trabalho e pelo blog.
Que é bem leve de se ler.

Um abraço.

terça-feira, setembro 05, 2006 9:45:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Neto,
muito obrigado e volte sempre!
gd ab

quarta-feira, setembro 06, 2006 6:07:00 AM  

Postar um comentário

<< Home