terça-feira, setembro 05, 2006

Suicídio Coletivo


No último final de semana, a morte trágica de cinco jovens da classe média, com idade entre 16 e 22 anos, em um acidente na Lagoa, zona sul do Rio, chocou a cidade. Como na maioria dos acidentes envolvendo jovens nas noites dos finais de semana, eles haviam acabado de deixar uma boate. O rapaz que estava na direção, provavelmente não estava, quimicamente falando, em condições de pilotar nem um skate. Seus companheiros, também muito provavelmente, não estavam sóbrios o bastante para aconselhá-lo a pegarem um táxi.
A tragédia coincidiu com a divulgação de uma triste estatística. No primeiro semestre deste ano, 179 jovens, entre 18 e 29 anos, morreram em acidentes na cidade maravilhosa, sendo este número 15,8% do total de mortes ocorridos no Rio com pessoas nesta faixa estária. O número de feridos chega a 3.003 (20% das mortes). Nos últimos 5 anos, acidentes de trânsito envolvendo jovens cariocas aumentou 60 %.
Acidentes envolvendo jovens nos finais de semana não são novidade. Eles podem acontecer em qualquer cidade do mundo. Mas esta semana a imprensa carioca está debatendo muito o problema, devido ao caráter quase que epidêmico que o problema atingiu.
Mas o que fazer? O que está faltando? Maior rigor nas leis? Mais campanhas educativas para estes jovens? Maior policiamento?
Acho que falta tudo isso e mais alguma coisa. As leis são fracas, policiamento quase que inexistente e a educação que está faltando não é apenas em relação ás leis de trânsito. É preciso ensinar a estes jovens a serem cidadãos. Mas como fazer isso se esses jovens vêem seus pais ou outros adultos a fazerem verdadeiras loucuras no trânsito indisciplinado e assassino que é o do Rio? O jovem sabe muito bem que dirigir bêbado é o mesmo que tentar o suicídio. Se fosse bem educado, ele não o faria para não causar mal aos outros pacatos cidadãos que estão dirigindo dentro das normas de segurança.
Aí, nós vamos chegar num ponto que já abordei no post Os Excluídos Vão Ao Paraíso, de 29 de julho último. Parece que a sociedade brasileira começou a se dar conta da falta que a educação faz na vida de um povo.
Afinal, dê um carro para um jovem sem educação e promova um suicídio coletivo.
Dê um cartão de crédito para um povo sem educação e promova um endividamento coletivo (pesquisas mostram que o endividamento está batendo recorde)
Dê mais comida para um povo mal educado e ele vai ficar obeso por não saber se alimentar de forma saudável (a obesidade, segundo especialistas, está se tornando uma epidemia) e por aí vai.
Nesta noite, em qualquer curva perigosa, numa grande cidade brasileira, mais um jovem morrerá de falta de educação.
Concurso Público
Muitos de vocês já sabem, mas nunca é demais lembrar que o site da estatal alemã Deutsche Welle está promovendo, desde o último dia 31, um concurso para promover os melhores blogs do mundo, o Best of The Blogs, mais conhecido por The Bobs. Até o dia 30 deste mês, usuários de todo o mundo poderão indicar blogs em dez línguas, inclusive o português. No juri, jornalistas, especialistas em webblogs e pesquisadores de mídia. O vencedor ganhará um MacBook da Apple e os favoritos por categoria, ganharão um ipod de vídeo. Para votar, mergulhe aqui .

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Julio,
educação é a base da cidadania, não se realiza um sem o outro, é simbiótico. no brasil, mas não só aqui, existe um grande interesse em manter ambos em níveis extremamente baixos.

quarta-feira, setembro 06, 2006 8:50:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Se vc permitir,JULIO,quero enfatizar algumas frases deste seu post por la...
Adorei a abordagem.
Abraços!

quarta-feira, setembro 06, 2006 8:57:00 AM  
Blogger Edilson Pantoja said...

Caro Júlio, é uma grande pena tudo isso...
Abraço!

quarta-feira, setembro 06, 2006 9:31:00 AM  
Blogger Alba Regina said...

jc, este acidente me chocou bastante. é claro q sabemos q, infelizmente jovens morrem diariamente no trânsito. mas este chocou pela violência. foi um acidente brutal mesmo. e, ontem lendo o orkut de um dos rapazes, lá está: comunidade red label, alcólicos sei lá oq...eu sou mãe de três filhos. a mais velha tem 19. a idade do motorista. e vou te contar: fuxico o msn dela, o orkut. acredito q, ao ter entrado em comunidades como esta pode ter sido um sinal q ele estava deixando. sabe como é? criar seres humanos é muito difícil. complicado. mas estou aqui me perguntando. aonde estavam os pais deste rapaz? será q eles não o viam chegar em casa bêbado? o dia seguinte de um bêbado é bastante peculiar vc não acha? colocar um honda civic na mão de um garoto de 19...eu ainda acredito no poder do não. não. não vou te emprestar o carro. não, não vou te dar mais dinheiro. não. vc não pode chegar as seis da manhã. mas é mas fácil dizer sim. e, assim mesmo com a quantidade de informações q eles possuem atualmente, continuam se matando...matando outras pessoas. é muito triste ver fotos q vimos nos outros dias, gente jovem jogada morta pelo chão. que deus os proteja. beijo jc.

quarta-feira, setembro 06, 2006 9:38:00 AM  
Blogger Milton T said...

Está comprovado que um copo de qualquer bebida, alteram as reflexos motores dos motoristas, mas ai que aumenta o perigo, eles passam a se sentirem mais seguros.

Com penas brandas, isso nunca mudará a curto prazo...

Abçs

quarta-feira, setembro 06, 2006 4:22:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Milton,
só penas mais duras não adianta. É preciso mais educação, mais polícia, etc
gd ab

quarta-feira, setembro 06, 2006 4:28:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Juro a você, qdo ouvi a notícia e vi as imagens, eu chorei. Realidade dura essa nossa. Qto ao concurso de blogs, pro meu eu não tenho essa pretensão, até pq é bem fraquinho...rs... mas tenho pelo menos um pra indicar; depois acesso o link. Venha me visitar sempre que der. Obrigada! Bom feriado, beijo*.*

quarta-feira, setembro 06, 2006 7:49:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jéssica,
é pra chorar mesmo! Obrigado pela visita. Depois eu vou lá no seu.
gd ab

quarta-feira, setembro 06, 2006 7:52:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Educação no trânsito é tudo, depois de saber dirigir, é claro! E bebida e volante não combinam.
Jovens morrendo no trânsito. Jovens envolvidos em brigas.
Jovens da classe média carioca roubando em shopping
Isso tudo prova que os pais estão fugindo da responsabilidade de criar os seus filhos.
Precisamos de escola para pais.
O Brasil ficará livre de fábrica de monstrinhos.

Desculpe se peguei pesado, mas é isso que penso. As pessoas têm que estar preparadas para colocar filho no mundo.

Devendra? Coloquei uma musiquinha dele lá no luz pra ouvir. Ouviu? (rs*)

Beijus

quarta-feira, setembro 06, 2006 8:25:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Chocante a cena. E tb toda a história. Barra pesada velhinho.

quarta-feira, setembro 06, 2006 9:52:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, concordo com a Albinha e com a Luma, está faltando educação dos pais. Quando tem dinheiro, assim que o filho faz 18 anos dá um carrão potente, sem se preocupar como o filho vai usar isso. Não sei se vc lembra mas acho que os dois acidentes foram na lagoa, o filho do Gilberto Gil, Pedro(que acho que vinha de um show, não me parece que estava bêbado) e o filho do Tom Jobim, o João, que tinha acabado de fazer 18 anos e ganhou um carrão. Não tinha bebido mas exagerou no acelerador. Jovem com um carrão na mão se acha!
Quanto à bebida, tem pais que ficam bêbados ou cometem imprudência no trânsito perto dos filhos. o que esperar desses filhos?
Vou conhecer o Bobs, nem sabia que existia.
Bjos.

quarta-feira, setembro 06, 2006 11:29:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma,
educação só no trânsito é pouco. A educação que se precisa não vem da escola, nem da polícia, nem das auto-escolas. Ela deveria vir de casa. Mas os pais não podem dar o que não têm.
Vou lá no Luz daqui a pouco.
bjus

Diego,
é arrepiante mesmo!
gd ab

Vera,
Dar um carrão último tipo parece ser mais fácil do que educar. Aliás, repetindo o que falei para a Luma: Ninguém pode dar o que não tem.
bjs

quinta-feira, setembro 07, 2006 6:25:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, Julio
Tenho duas filhas mais novas, com 20 e 21 anos, que, embora super tranquilas, a cada vez que leio noticias como essa desse acidente, fico estremunhado.
Elas moram com a mãe, super cuidadosa, eu, sempre que posso, aconselho e falo, mas a gente sempre fica preocupado.
Uma tristeza o que aconteceu.
Abração
fernando cals

quinta-feira, setembro 07, 2006 3:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Julio...
Estava fazendo uma pesquisa para a mini monografia que presciso entregar e o tema pelo qual ptei foi o mesmo por vc abordado neste post!Axei seu ponto de vista ótimo e concordo com vc que o que falta é educação!
Julio se vc tiver algum material vc pode fazer a gentileza de encaminhar para o meu e-mail?

terça-feira, setembro 26, 2006 9:00:00 AM  

Postar um comentário

<< Home