sábado, setembro 30, 2006

O Grito Documentado

Foto cortesia da Sony picture, publicada na revista Village Voice.
Onde você estava na década de 80? Provavelmente, se tiver mais do que 30, dançando ao som de Madonna, Cindy Lauper, Prince, Duran Duran, RPM, Ultrage À Rigor ou B-52´s.
Mas lá nos EUA havia uma galera que fazia muito barulho nos submundos do rock. Era o grito de uma geração sufocada por Ronald Reagan e pelo surgimento da AIDS.
Era a versão americana do punk, que todo mundo já julgava extinto.
Há quatro posts atrás eu falei disso, na matéria "E Lá Se Vão 15 Anos...". Pois é, nesse final de semana fiquei sabendo, através da Village Voice, que todo esse grito foi documentado e está sendo mostrado em American Hardcore, que acabou de estreiar por lá. Dirigido por Paul Rachman e roterizado por Steven Blush, o filme retrata um período muito pouco explorado e que muita gente boa nem sabia que havia existido. Estou falando do cenário alternativo do rock americano que foi pouco a pouco saindo das trevas ao longo daquela década, até se transformar no furacão grunge na década seguinte, como falei no meu post. Agora é torcer para que o documentário seja exibido aqui.
E o quartel-general dessa barulheira toda era um clube na Bowery Street, na parte sudeste de Manhattan, na época um local sujo, fedorento e mal freqüentado, onde o punk nasceu.
O CBGB´s ainda existe no mesmo local. E tive a emoção de conhecer. Hoje tem uma aparência bem melhor e ainda dá chance a bandas e músicos alternativos.

Essa aí é a frente de um dos clubes mais importantes da história do rock, onde gente como Blonde, Talking Heads e Ramones começaram. Já falei muito do CBGB´s por aqui.



Lá dentro, bandas iniciantes e desconhecidas se apresentam para uma platéia que mistura desde jovens descolados até coroas nostálgicos como eu. Gosto de coisas alternativas, pouco freqüentadas por turistas e de onde vez ou outra sai alguém para mudar a história.


É um lugar bom para se ir num happy hour e ficar encostado num balcão, ouvindo a garotada que um dia pode estar escalando as paradas de sucesso. Quem sabe? Por U$ 28 você também pode comprar uma camiseta com o símbolo da casa. Eu comprei uma.

E tem mais fotos no segundo Flickr ao laod. Dessa vez, da viagem à Sergipe. Fui.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vi aqui e conhecer um roteiro diferente da musica mundial

segunda-feira, outubro 02, 2006 7:33:00 AM  
Blogger Mosana said...

eu dançava ao som deles tb.. movimento punk para mim sempre foi uma coisa meio "distante" já q não vivenciei nada dele.. mas sempre me interessei.. e eu ia achar o máximo ter a chance de conhecer esses lugares por onde vc andou!
beijos

segunda-feira, outubro 02, 2006 11:53:00 AM  
Blogger Milton T said...

Julio sou fá incondicional do Byrne...

segunda-feira, outubro 02, 2006 8:10:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

fala meu velho!...quanto tempo....puta merda ce teve no cbgb?...esse lugar 'e um mito pra mim!...o rasgamortalha anda meio parado mas rta voltando...ah...o "american hardcore"...passou aqui no telecom festival mas eu optei por ver o loud quiet loud...sobre o pixies...abraco!

segunda-feira, outubro 02, 2006 10:25:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Passei um carnaval inteiro dançando B52!!(rs*)

Anda voando heim garoto!! Mas não sossega não!!

Veja o trailer

http://news.sonyclassics.com/sb40/c3.php?SCL/291880/293670/T/N/www.sonypictures.com/classics/syndication/trailers/americanhardcore/americanhardcore_high.asx

Estou ansiosa pra assistir!!
Beijus

segunda-feira, outubro 02, 2006 10:35:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Tenho mais de 40.
Durante toda a década de 80 eu curtia o som de Depèche Mode na França.
Gostava da Debbie Harry da Blondie e imitava a dança das bofetadas de Bette Davi´s eyes.
Abç!
:)

segunda-feira, outubro 02, 2006 10:44:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É algo que gostaria de poder fazer,JULIO.
Abraços!

terça-feira, outubro 03, 2006 12:31:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, dancei muito ao B52(bife com tutu) e talking heads(tenho uns 3 vinis deles).

Hoje colocquei um filme que acredito vc curtiu tbm!

Nada como poder viajar para adquirir mais cultura.

Bjos.

terça-feira, outubro 03, 2006 6:32:00 PM  

Postar um comentário

<< Home