sexta-feira, agosto 11, 2006

Salve Jorge!


"Vadinho o primeiro marido de dona Flor, morreu num domingo de carnaval, pela manhã, quando, fantasiado de baiana, sambava num bloco, na miaor animação, no Largo Dois de Julho, não longe de sua casa. Não pertencia ao bloco, acabara de nele misturar-se, em companhia de mais quatro amigos, todos com traje de baiana, e vinham de um bar no Cabeça onde o uisque correra farto à custa de um certo Moysés Alves, fazendeiro de cacau, rico e perdulário."

Este é o parágrafo incial de Dona Flor e Seus Dois Maridos.

No último dia 10, Jorge Amado de Faria, completaria 94 anos, se vivo fosse. Idolatrado por uns e menosprezado por outros, o autor de clássicos como Dona Flor, Capitães de Areia, Mar Morto e Tereza Batista Cansada de Guerra, entre outros, é o escritor nacional mais popular em todo mundo, depois do mago Paulo Coelho. Criou personagens inesquecíveis e foi sucesso no cinema - Dona Flor é até hoje o campeão de bilheteria na história do nosso cinema - e na tv. Por tudo isso e muito mais, o marido da dona Zélia merece a homenagem que está sendo prestada a ele na Festa Literária de Paraty. E merece também todo o nosso respeito. Salve Jorge!

15 Comments:

Blogger Jorge Ferreira said...

Dos dois escritores brasileiros mais populares no mundo...apenas um pode realmente ser chamado de escritor...paulo coelho 'e uma fraude...das mais medonhas!...Jorge Amado tem seus detratores...e eu mesmo tenho umas virgulas a propor...mas o valor de sua obra 'e inegavel...livros como capitaes de areia, sao jorge dos ilheus, dona flor e seus dois maridos...sao indispensaveis e devem ser lidos e relidos!...Alguns torcem realmente o nariz...Mas ca entre nos...o que fede mesmo sao coisas como o diario de um mago, brida...etc.

sábado, agosto 12, 2006 10:00:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mas que é um absurdo ele ter vendido menos que o Paulo Coelho,isto é,rssss...
Abração!

sábado, agosto 12, 2006 10:16:00 AM  
Blogger Milton T said...

Adoro Jorge e Paraty...gostaria de estar lá para ver o debate entre o Gabeira e o o Cristophen Hitchens....Trajetórias ideológicas semelhantes?
Abçs

sábado, agosto 12, 2006 10:53:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

bom fim de semana com todos os personagem do Jorge Amado

sábado, agosto 12, 2006 11:42:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jorge,
considero o Paulo Coelho um bom contador de histórias. Li dois livros dele, quando ele estourou, por volta de 1990, e gostei da maneira como ele contava as suas histórias. Uma forma simples e interessante. Mas o lado Mago dele que não aceito. O Jorge ele está anos luz à frente, literariamente falando. Não dá nem para se comparar.
gd ab e ot fds

DO,
realmente é um escândalo!
gd ab e ot fds

Milton,
Jorge Amado e Paraty realmente têm tudo a ver.
gd ab e ot fds

Cilene,
se o meu final de semana for tão bom quanto a metade dos personagens criados pelo Joge já fico satisfeito.
bj e ot fds

sábado, agosto 12, 2006 1:41:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, fico tão p... da vida quando as pessoas falam de forma preconceituosa do Paulo Coelho. O mago como dizem não está preocupado em fazer literatura e sim falar das suas esperiências religiosas. Quem não curte isso tem todo o direito de não gostar do que ele escreve mas daí a criticar quem gosta, acho pedante. Leio de tudo e adoro Paulo Coelho. Mas nem todos os livros que ele escreveu são maravilhosos, como de qualquer outro escritor. Ele já foi agraciado pela Academia Francesa, e tem gente daqui que não aceita. Só pode ser ciúmes. Respondendo ao DO, Paulo vende mais que Jorge Amago porque o assunto dele é univerfsal, compreendido em qualquer lugar do mundo, enquanto Jorge Amado nem sempre, porque tem coisas que são peculiares ao Brasil.
Tive oportunidade de conviver com um escritor da ABL e baiano tbm, que tinha as suas críticas a Jorge Amado apesar de ser seu amigo.
O escritor Jorge Amado já tem seu nome registrado para a história e isso ninguém tira. Dona Flor e seus Dois Maridos e Gabriela que além do cinema, foram produzidos para tv tbm e sempre com muito sucesso. Ele merece todas as homenagens que está recebendo. Que bom que vc lembrou.

Bom findi.
Bjos.

sábado, agosto 12, 2006 2:30:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Vera,
acho que o Paulo Coelho foi superestimado.Ele não me convence como mago, mas, como já falei, é um bom contador de histórias.
bjs e ot findi pra vc tb

sábado, agosto 12, 2006 2:59:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

Julio...na minha modesta opiniao...acho que o unico trabalho interessante de paulo coelho foi seu trabalho como compositor junto com raul seixas...e para por ai!

sábado, agosto 12, 2006 6:49:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jorge,
para simplificar, dou nota 8,5 para o Paulo compositor e nota 5 para o escritor. Talvez se ele se aprimorasse mais como contador de histórias, subiria no meu conceito.
gd ab

sábado, agosto 12, 2006 6:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Júlio!

Já atualizei minhas leituras por aquí e gostei demais do texto "A solidão dos privilegiados", que me permitiu conhecer o Digestivo Cultural. O texto é ótimo e o e-mail comovente.
Sua homenagem ao Jorge Amado está perfeita e também acho que é um dos mais conhecidos e admirados escritores que o Brasil já produziu. Não me conformo que esteja atrás do Paulo Coelho - com todo o respeito aos que o curtem - mas não creio que sua 'literatura' represente o Brasil. Já Jorge, Veríssimo, Graciliano, para ficar apenas nos três, nos representam dignamente e merecem todas as homenagens e honras.
Sabia que já morei em Paraty? É uma pena que a FLIP tenha sido criada bem depois que saí de lá. Adoraria participar como morador... e como fã de muitos autores que já passaram e que ainda vão passar por lá.
Quando será que irão convidar uma das promessas da literatura policial, autor de 'A Arte de Odiar', de que tanto gostei, a participar dessa Festa?
Falando nisso, acho que você ainda não viu o post dedicado a você lá nas minhas janelas...

Grande abraço.

sábado, agosto 12, 2006 10:41:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Salve Jorge que merece sem duvidas todas as homenagens.
Lindo findi
beijossssssssss

domingo, agosto 13, 2006 12:58:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Zeca,
Jorge Amado foi o maior escritor nacional em termos de popularide, perdendo só para o "mago". Infelizmente teve que enfrentar muito preconceito. Por isso acho a homenagem da FLIP importante.
Valeu pelo elogio. Meu tempo anda curto e não tenho ido a todos os blogs como gostaria. Mas vou lá no seu mais tarde.
grande abraço e ótimo resto de final de semana

Márcinha,
Salve Jorge mesmo! Ele, sem dúvidas, merece.
bj e otimo resto de findi pra ti

domingo, agosto 13, 2006 7:08:00 AM  
Blogger Jorge Ferreira said...

julio...tem homenagem a ti no rasgamortalha!

segunda-feira, agosto 14, 2006 12:32:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Valeu,
vou fazer uma visita mais tarde.
gd ab

segunda-feira, agosto 14, 2006 5:49:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Buenas.
Jorge Amado merece. Merece muito.
Minha mãe adora, eu comecei a ler por causa dela. Gratidão eterna.
Se cuida.
Abração do amigo distante.

segunda-feira, agosto 14, 2006 2:04:00 PM  

Postar um comentário

<< Home