quarta-feira, abril 19, 2006

Vídeo-Cassetada

Já cansei de falar aqui que sou uma criatura abissal da era paleozóica. Mas nunca me senti tanto como tal, ontem, quando saí para comprar um vídeo-cassete.
Deixe-me esclarecer: há anos eu já entrei na era do DVD. Mas tenho pilhas de arquivos gravados durante anos. Documentários, entrevistas, vídeo-clips (da época em que a MTV era realmente um canal de música), trechos de progaramas, propagandas interessantes, noticiários históricos, etc. Como estou fazendo uma pesquisa para escrever a minha próxima peça, na noite de domingo fui procurar algo em uma fita e Pimba! O danado do vídeo a prendeu. Entramos em luta corporal. POW! SCRATCH!BUFF! PIMBA! E lá se foi um vídeo-cassete que tinha a idade de ser pai de muitos vocês.
Na primeira loja em que eu entrei, notei um leve sorrisinho de deboche do vendedor.
- Você está procurando um vídeo...cassete? Espere aí que vou ver se tenho algum no estoque.
Mas na verdade, acho que ele foi soltar uma gargalhada às minhas costas. Quando fui dar uma olhada no setor de som e imagem, logo entendi o motivo da demora do vendedor. Só havia aparelhos com DVD e vídeo.
Mas eu não precisava de um novo DVD. O que fazer?
É lógico que me senti um idiota, ali parado no meio da loja, enquanto o vendedor deveria estar se mijando de rir. Mas a minha indignação tinha sentido. Afinal, não faz muito tempo que o vídeo-cassete era o principal divertimento dentro de uma casa, depois da tv. Muita gente gravou festas, aniversários, viagens, casamentos, nascimento de filhos em fitas. Tudo bem, pode-se digitalizar tudo isso. Mas no meu caso, é um verdadeiro acervo. E eu teria que vender o meu DVD para pagar o serviço.
Recentemente, fiquei perplexo ao me dar conta de que os rádios portáteis e as aparelhagens de som não estão mais sendo fabricados com tape-deck. As fitas-cassete já são coisas do passado. E o que eu vou fazer com as centenas que tenho guardadas desde os anos 70, algumas com gravações raríssimas? (como a primeira notícia do assassinato do John Lennon a chegar no Brasil, por exemplo)
Saí da loja de fininho, mas com certa dignidade.
Por fim, acabei conseguindo encontrar um espécime raro com 7 cabeças, auto-limpante, controle remoto. E voltei pra casa, cantando aquela velho sucesso da Gal em que ela diz: "Não me olhe como se a polícia andasse atrás de mim." Eu tinha a impressão de que todos me achavam ridículo. E eu mesmo me sentia ridiculo não mais por ter comprado um vídeo-cassete. Mas por ainda me indignar com a indústria dos eletromésticos que nos impõem produtos e os deixa de fabricar, sem levar em conta os materiais originados destes produtos.
Outro dia me chegou a notícia sobre o fim dos CDs num futuro próximo. Já imaginou o trabalhão que terei para jogar todas as minhas músicas para o HD?
E vou lhe fazer uma confissão muito ítima: eu ainda tenho lps. Sim, eu amo as minhas bolachas negras. Muitas delas nem foram lançadas em cd. De vez em quando, as ouço no meu toca-discos da terceira idade. Mas isso merece um outro post.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, meu nome é Patricia e tava no Blog do Rubo (Na ponta do lápis) e indicou que eu passasse por aki pra dar uma olhada no seu blog. Amei!!! tudo tudo tudo, principalmente a história da Zuzu.
Bjs

quinta-feira, abril 20, 2006 12:25:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Oi, Patrícia,
obrigado pela visita e pelos elogios. Volte sempre. São 5h30m e prometo que iriei visitar o seu blog mais tarde.
bjs

quinta-feira, abril 20, 2006 5:13:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio, obrigado pelos elogios. Realmente eu sou um "franco atirador da literatura". Fico ligado até nos espirros pra ver se pode gerar um episódio. Quanto ao seu romance, parabéns. E até gostaria que você convidasse o meu amigo Eduardo Leone, ele deixou um comentário aí. O Dudu adora romance policial. Aliás, ele devora tudo. Fiz uma entrevista com ele para o meu outro blog http://paginarolante.flog.oi.com.br e descobri isto. Vou postar a entrevista amanhã no Página Rolante. E gostaria também do seu prestígio, se der tempo...
Abraços.

quinta-feira, abril 20, 2006 9:33:00 AM  
Blogger Barbara said...

Então podemos dar as mãos e sair pelo mundo. Também tenho trocentas fitas e lps. Bom, eu não tenho coisas tão bacanas como o lance do Lennon, porque eu estava nascendo nessa época (nasci em 1980), mas são coisas que eu gosto e não tenho como ouvir. Chatice essa modernidade!

quinta-feira, abril 20, 2006 10:55:00 AM  
Blogger Milton T said...

Júlio, meu G9 está novinho em folha e um dia desses não achava fitas nas grandes lojas.

Acabei encontrando numa pequena banca de jornais.

O note está aqui, mas o roteador da rede falhou de novo.

Vou estrear na linha discada mesmo e deitadop na cama, heheheh!

Bom feriado!

Abçs

quinta-feira, abril 20, 2006 4:33:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Ok, Rubo,
vou dar uma olhada.
gd ab

V.B.,
realmente somos vítimas da modernidade. eheheheheh.
bjs

quinta-feira, abril 20, 2006 5:00:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Juca, achei esse vendedor desinformado. Se ele soubesse das coisas iria perceber o porquê de, em pleno 2006, vc precisar de um. Ou as pessoas acham que todas passam suas vidas em DVDs? Eu, hein? Nunca passei nada. Nem vou. :)
Bom feriado. Beijos.

quinta-feira, abril 20, 2006 6:27:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Cláudia, o vendedor deveria ter uns 18 anos. Eu compreendo que para ele, deveria ser ridículo alguém ainda procurar um vídeo. Ele já nasceu na era DVD.
bjs e ot feriado pra vc tb

quinta-feira, abril 20, 2006 10:05:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio, acho que sou ainda mais arcaico que você. Tinha um vídeo- cassete caindo aos pedaços. Dei-o pra minha empregada, juntamente com quase cem fitas de vídeo com filmes preferidos e comprei um DVD estalando de novo, última geração. Só depois fui perceber que, pra refazer a coleção de fitas que tinha, precisaria vender o aparelho pra comprar os discos... sacou? E, por princípio, me recuso a comprar qualquer coisa pirateada. A empregada, depois de algum tempo, confessou cândidamente que gravou filmes da tv, novelas e programas femininos nas tais fitas... pode uma coisa dessas? LP's eu tinha uns quatrocentos; alguns até raros. Morei anos em Paraty e, envolvido com os novíssimos CD's, fui deixando-os (os LP's) guardados numa estante. Um dia, resolví voltar ao antigo e esquecido toca-discos e fui escolher alguns LP's. Surpresa! Todos - todinhos - estavam com uma capa de bolor (porquê em Paraty embolora até a alma da gente!). Tentei limpar alguns e tocá-los no toca-fitas. Nadica de nada! O tal aparelho não funcionava mais. Também embolorou por dentro e um conserto ficaria mais caro que um novíssimo aparelho de CD's. Entrei em contato com as proprietárias de um sebo de discos e quando expliquei a situação dos discos, elas não se interessaram nem em saber o que eu tinha guardado. Resultado: joguei tudo fora! O aparelho e os LP's! É mole?

quinta-feira, abril 20, 2006 10:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem vindo ao clube,JULIO.
Tbem tenho muitod bolachões. Aliás,minha mama ainda tem aqueles grossos de não sei qtas rotações. A vitrola nem funciona mais,mas eles estão aqui. Fitas cassetes,fitas vhs com muuuuitas gravações caseiras ( sem falar os filmes adquiridos )...tem de tudo aqui.
Vai dar uma trabalheira danada fazer a tal conversão. E grana também,hehehe
Mas fazer o quê??
O pior,como vc falou,é que tbem os cds's vão entrar em extinção.
Aí é o fim do mundo,heheheh
Abração!

sexta-feira, abril 21, 2006 9:26:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

A era dos descartáveis veio, definitivamente, para 'estragar' os poucos prazeres da vida... (falando baixinho, tenho também uma coleção de lps de música clássica que toco no meu hiper-mega-super ultrapassado aparelho 3 em 1, que funciona a carvão..rs...).Mas a sua crítica serviu-me de alerta, para tantar conservar o meu antigão video-cassete, tantas vezes quase jogado fora. Beijos

sexta-feira, abril 21, 2006 9:50:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Zeca, DO e Giulia,
nós somos guerreiros. Não vamos nos desfazer dos nossos arquivos. A luta continua!
ot feriado pra vcs

sexta-feira, abril 21, 2006 11:33:00 AM  
Blogger Jôka P. said...

Julio, tenho um Video-cassete que funciona direitinho e uso pra gravar coisas e ver depois.
Durante anos me enchi de fitas, mas percebi que não sou acumulativo, detesto ter coisas.
Então dei (quase) todas pra quem ficou a fim de levar.
de qualquer forma, nunca as assitiria novamente, são como livros, jornais ou revistas. Só leio uma vez, repeteco não é comigo. Não guardo livros nem roupas nem nada.
Só o que uso e olhe lá.
CDs compro piratas, tudo no camelô.
São umas drogas, mas nunca pagarei 30 e tantos reais por um CD que vou ouvir no máximo 3 vezes, sou zura demais pra isso.
Um abraço e um ótimo feriado.
Quem sabe você não aproveita os LPs antigões e faz uns cinzeiros reciclados ?

sexta-feira, abril 21, 2006 1:18:00 PM  
Blogger Alexandre Bobeda said...

Nossa, Julio... comigo é completamente diferente: nem tenho mais video; adoro iPod e MP3; tenho centenas de dvds (!) e amo tudo que seja cada vez mais moderno... gadgets...rs

Abraço!

sexta-feira, abril 21, 2006 1:39:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jôka,
cinzeiros reciclados com meus The Who, Seals and Crofts, Neil Young, Cream, etc? Prefiro uma Bala.
ot fds e gd ab

Alex,
também tenho pilhas de DVDs, tenho Ipod e toneladas de MP3. Mas não me desfaço dos meus Lps e minhas fitas k-7.
gd ab e ot fds

sexta-feira, abril 21, 2006 2:32:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

se que uma radiola, outro dia vi uma revista da Noruega...oferecendo uma a precos bem convidativo...nao sei se presta.

sexta-feira, abril 21, 2006 2:40:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

A minha aprarelhagem de som ainda está mandando bem.
bjs

sexta-feira, abril 21, 2006 2:50:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Foi esse da fotinha que comprou? Porque não comprou um "DVD Player e Vídeo Cassete HiFi V5500 c/ MP3/ WMA e Progressive Scan - Samsung" que nas lojas Americanas está em promoção pelo mesmo preço desse aí de cima? (rs*)
Tudo pode estar moderno mas as nossas recordações são antigas. Também preciso digitalizar muita coisa!
Bom feriado!! Beijus

sexta-feira, abril 21, 2006 3:34:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma,
e o que eu faço com o meu DVD novinho?
Não, não responda.
bjus e ótimo fds

sexta-feira, abril 21, 2006 3:46:00 PM  

Postar um comentário

<< Home