terça-feira, abril 25, 2006

Caçando Bruxas


1.
Na noite de 31 de dezembro de 1972, Roseann Quinn, uma professora irlandesa, de 28 anos, foi brutalmente morta em seu apartamento, no West Side de Nova Iorque, após pegar um maluco num bar da rua 72. Nos dias seguintes, os jornais da cidade tratariam a pobre Rose como uma mulher promíscua, complexada, carente e insegura, que gastava suas noites procurando homens em escpeluncas mal freqüentadas.
Isso mesmo. A vítima virou vilã. A escritora Judith Rossner teve a sensibilidade de perceber isso e transformou o drama num best seller, De Bar Em Bar, que posteriormente chegaria às telas com o nome do bar onde Rose pegou seu último parceiro, o Mr. Goodbar.
2.
Em 2004, assisti um episódio da sensacional série Lei e Ordem, do canal USA, em que um adolescente seduz uma jovem. Ela aceita ir ao seu apartamento, sem saber que o sexo dos dois estaria sendo filmado, para posterior comercialização em DVD, numa espécie de Big Brother erótico. Fiquei chocado e nem me passou pela cabeça que a realidade pudesse repetir a arte naquele caso.
3.
Pois bem, no início deste mês, uma estudante de direito da Fundação Eurípedes, Univem, em Marília, interior paulista, aceitou fazer um programa com dois rapazes. Durante o ato sexual, uma câmera digital escondida fez o trabalho. E dali para as páginas na WEB foi um pulo.
Ao saberem que uma colega do mesmo curso de faculdade havia protagonizado tais cenas eróticas, uma turma de alunos, todos de classe média, foi até a sala da menina para...linchá-la. E só não o fizeram por que o reitor, o professor Luiz Carlos de Macedo Soares, chamou a polícia. A jovem teve que fugir, escoltada por duas viaturas. E não voltou até hoje para as aulas. Quando chegou em casa, percebeu, horrorizada, que em sua página no Orkut, havia dezenas de tópicos irados e ofensivos. Alguns, até ameaçadores! E pior: várias comunidades haviam sido abertas com o intuito de ofendê-la.
Isso tudo está na matéria do jornalista Pedro Dória, do No Mínimo, que você não pode deixar de ler, mergulhando aqui.
O ponto mais absurdo dessa história não está no fato de os dois rapazes que armaram a sacanagem não terem sofrido nenhuma punição, nem no excesso de puritanismo que tomou conta desses estudantes de nível superior. Mas o que me choca é a semelhança entre este caso, ocorrido em abril de 2006, com o de Roseann Quinn, em dezembro de 1972, portanto, quase trinta e quatro anos depois.
Aliás, não sei por que estou tão chocado. Pois esse fato tem a ver também com o enforcamento das irmãs Bishop (desenho acima), acusadas de bruxaria, em Salem, Massachussets, em 10 de junho de 1692.
Faça as contas!

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

olha o mundo e louco...os bandidos sao mocinhos...e os mocicnhos sao bandidos..e o mundo gira...e a roda esta cada vez menor..e os fatos se repetem...infelizmente.

terça-feira, abril 25, 2006 6:57:00 AM  
Blogger Alba Regina said...

como mãe e acima de tudo mulher, só posso dizer uma coisa: definitivamente não há igualdade para nós mulheres. tudo oq dizem, tudo oq falam é hipocrisia, demagogia, bla bla bla...a menina tem o direito de se relacionar com um, dois, três, não importa...o corpo é dela, a vida é dela e ninguém tem absolutamente nada a ver com isso....que revolta que isso me dá jc...que revolta!!! e sua comparação tem tudo a ver...só faltaram amarrá-la numa fogueira!!! aff...bonjour jc!!!

terça-feira, abril 25, 2006 11:05:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Cilene,
vc tem toda a razão.
bjs

Alba,
só espero que o pessoal desta faculdade paulista seja a exceção e não a regra
ot dia pra vc tb

terça-feira, abril 25, 2006 12:57:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

De tempos em tempos a história se repete, como se o etéreo conspirasse para que assim ocorra. O que choca mais, é o comportamento das pessoas diante dos fatos: é quase o mesmo em épocas tão distintas, a despeito do progresso e da civilidade das normas e da (quase) extinção dos preconceitos. Beijos

terça-feira, abril 25, 2006 1:38:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quero te linkar ,JULIO. Posso??

terça-feira, abril 25, 2006 2:19:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um ciclo de preconceitos? de puritanismo barato? de moralidade amoral?
Meu Deus! estamos no século XXI onde a internet impera,onde se faz e vê de tudo,onde se come,se cheira,se bebe a luz do dia na cara dos caras e essa menina só pq brincou vai ser crucificada?
Até que a esqueçam vai sofrer muito,tadinha, enquanto os Filhos da P*** que arrumaram tudo estão dando uma de gostosões do pedaço, fala sério!
lindo dia meu querido,
beijossssssssssss

terça-feira, abril 25, 2006 7:19:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

"Só há duas espécies de mulher: deusas e capachos".
Pablo Picasso

Vocação pra coitadinha ou pra fabulosa, né ?
Não é uma questão de escolha.
É inato.
Pablo tinha razão.

Abç.
PS:
O plaquinha ficou um estouro !
Obrigado !!!

terça-feira, abril 25, 2006 7:52:00 PM  
Blogger Milton T said...

Inversão de valores, tão em voga atualmente....Hipócrisia rolando solta. Que nojo!

Boa semana Júlio'

Abçs

terça-feira, abril 25, 2006 8:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Huahuahau adoreiii...estou conhecendo seu blog e achando muito legal .Parabéns, Quero convidar vc a participar da inscrição para destaque no Lua em Poemas e oferecer meu award esta na lateral de meu blog e o prêmio nr 01(selo dourado’AWARD LUA EM POEMAS OFERECIDOS AOS BLOGS)
Bjs e boa noite.

terça-feira, abril 25, 2006 10:38:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Sou ruim de contas...
Mr. Goodbar, Diane Keaton e Richard Gere maravilhosos! E música ótima! tenho memória seletiva e lembro apenas do fato de um mulher querer viver a vida que não era dela.
O mesmo fato digo para os outros. Tudo fora da realidade, as pessoas estão vivendo num mundo em que o real, os verdadeiros sentimentos não existem.
Que bela faculdade de direito de Marília heim?
Antes de ontem vi na tv:
1.Ex-namorado bota fogo na mulher porque ela não o queria mais. 2.Menina teve suas fotos montadas e publicadas na internet, um homem a quem ela não quis namorar, pegou as fotos dela que estavam na net, provalmente em fotolog, fez uma montagem pornográfica dela com 2 homens e publicou na internet.
Tantos crimes contra a mulher, durante tanto tempo, quando terão um basta?
É incrível como alguns homens não gostam de mulher.
Beijus

quarta-feira, abril 26, 2006 10:45:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

lingua portuguesa

chic..hen...vc curte bruxas

legal
falow t+++

quarta-feira, abril 26, 2006 12:17:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, infelizmente o machismo impera e as mulheres terão que sofrer muito para reverter esse quadro. Enquanto o poder estiver na mão dos homens, isso vai continuar ainda. Não entendo como uma faculdade de Direito permite isso? Se eu tivesse uma filha estudando lá, tiraria imediatamente. Como podem eles sem ouvirem a vitima julgá-la e condená-la. Que péssimos profissionais teremos, não???

Bjos.

quarta-feira, abril 26, 2006 2:48:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sou boa com contas, Julio, kkkkkkkkkk.... E gosto de vir aqui porque como diz o Pecus "ainda bem que alguém lê todos os jornais", risos..... Adoro o bala pela quantidade de informação interessante....

Beijocas,

MM

quarta-feira, abril 26, 2006 6:14:00 PM  

Postar um comentário

<< Home