quarta-feira, março 29, 2006

Um Dia Perfeito X Um Plano de Cão


Um grupo de assaltantes invade a agência de um grande banco no centro de Manhattans e faz 50 reféns. São encurralados por centenas de policiais. Mas consegue sair pela porta da frente, levando o que queria e sem ser preso. Você acredita nisso? Não? Então corra para assistir O Plano Perfeito, o novo filme de Spike Lee, que teve estréia mundial no último dia 24 e já bateu recorde de bilheteria nos EUA no final de semana com arrecadação de U$ 28,9 milhões.
Mas antes leia esta historinha: 22 de agosto de 1972, dois ladrões invadiram uma agência do Chase Manhattans, no Brooklyn e foram encurralados pela polícia e a Guarda Nacional, fazendo cerca de dez reféns. Eram os tempos de Nixon, Watergate e Vietnã. Um ano antes, a Guarda havia invadido o presídio de Ática para tentar conter uma rebelião provocada por integrantes dos Panteras Negras e acabou provocando a morte de mais de 30 inocentes, a maioria funcionários do presídio. Muito inteligente, o assaltante que comandava o assalto, sabendo que grande parte da população estava muito p. da vida com a Guarda Nacional, tratou de jogar o povo contra ela, provocando cenas impagáveis, que seriam retratadas em Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, baseado num best seller do mesmo nome e lançado em 1975. Quem não se lembra do Al Pacino gritando “Ática! Ática! Ática!”, na frente do banco, com a multidão repetindo em coro, deixando os policiais sem saber o que fazer?
É difícil não lembrar de Um Dia de Cão ao assistir O Plano.... Mas entre os dois filmes há diferenças que nos fazem pensar que as mudanças ocorridas na América nesses 31 anos que os separam foram maiores do que supunhamos e fazem toda a diferença. Os bandidos dos anos 70 pareciam ter pretensões menores. Se em Um Dia de Cão, o assaltante líder, interpretado por Pacino, queria roubar uma grana apenas para pagar a operação de mudança de sexo do seu amante transformista, em Um Plano Perfeito, o líder (Clive Owen) do assalto quer se vingar do dono da instituição financeira, que havia enriquecido de forma inescrupulosa. E é aí que está o maior problema do filme, os personagens não convencem e não convencem o público a se envolver na trama. O rítimo rápido demais não permite que os bandidos – parecem robôs fortemente armados - , as vítimas – sem muita expressão - , os policiais – parecem máquinas de manter a ordem - não nos emocionam. Se por um lado, torcíamos mais pelos bandidos de Um Dia de Cão e nos afeiçoávamos com os reféns, na obra de Lee, apenas ficamos passivos sem nos engajarmos na luta do bando ou no drama dos demais.
Então O Plano Perfeito é um filme ruim, certo? Nada disso. Vale uma corrida ao cinema mais próximo. O Elenco está soberbo, embora Clive Owen esteja meio forçado como o bandido astuto que arquitetou tudo. Mas há ainda a bela Jodie Forster como a inescrupulosa, fria e astuta executiva de Wall Street. Só revê-la em seu melhor papel desde O Silêncio dos Inocentes já é um prazer.
O roteiro é super bem elaborado, desses que, em determinada hora, faz você se perguntar: “Meu Deus! O que esse roteirista vai aprontar agora?”
O problema do Plano Perfeito é que existiu um Dia de Cão. Se você não assistiu ao filme de Sidney Lumet, sorte sua. Em caso contrário, vai sair do cinema com a impressão de que apenas acabou de assistir a um bom filme. Só isso.

Quer saber mais sobre o Plano Perfeito? Mergulhe aqui.
Quer saber como a crítica tem recebido o filme lá nos States? Caia aqui.


"Fale, sua ordinária! Fale onde está o Lacerda."
"Aiiiiiiiii! Tá bom, eu falo! Ele agora está no A Arte de Odiar, sua cachorra!!"

10 Comments:

Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Oi, Julio! A Vera também postou sobre esse filme semana passada, e fiquei com vontade de ver.
Aquela foto da loirona está meio estranha. Não tem perna demais ali, não?
Abraço

sexta-feira, março 31, 2006 2:47:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vc conseguiu me deixar curioso,JULIO,hehehe. Vou asssitir sim. Grande abraço!!

sexta-feira, março 31, 2006 6:46:00 AM  
Blogger Milton T said...

Nossa Júlio, nossos posts foram de homens poderosos. Brando e al Pacino. Assisti um Dia de Cão, mas já agendei sua recomendação.
bom fim de semana
Abçs

sexta-feira, março 31, 2006 6:54:00 AM  
Blogger Barbara said...

Ai que fiquei com a imagem das loucas na retina. Tira! Tira! hehehehe Estou louca pra assistir O Plano..... Agora fiquei mais ainda. Tira! Tira!

sexta-feira, março 31, 2006 9:00:00 AM  
Blogger Vera F. said...

Sabe qual é a diferença de Um Plano Perfeito para Um Dia de Cão? Al Pacino. Apesar de ter postado sobre o filme na semana passada(por ler críticas favoráveis ao filme, isso não significa que não tenha uma ou outra coisa em descompasso) ainda não vi. Para mim Al é o melhor ator, ele consegue te convencer em qualquer papel, sem mudar quase nada visualmente. Bem diferente de outro maravilhoso Robert De Niro, que a cada filme está diferente. A vantagem de Al é sua voz(uiii) e ele tem um charme,e que o De Niro não tem.
Se Al é o principal e fez o bandido, é evidente que vamos torcer por ele, ou não?
Vou ver Um dia especial pelos atores(os três) e por Spike Lee.

Não precisa agradecer pelo link. Gosto do seu blog e o link facilita.
Bom fim de semana.
Bjos.

sexta-feira, março 31, 2006 11:50:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valeu a indicação, Julio, mas esse fim de semana eu "vou de teatro"...

Beijos e bom "findi",

MM

sexta-feira, março 31, 2006 4:11:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luciane,
eu não sabia do post da Vera. E a lourona é toda estranha.
bjs

DO e Milton,
vá e você não perderá a viagem.
gd ab

VB,
vale a pena!
bj

Vera,
o que aconteceu com o Robert De Niro de Taxi Driver, New York, New York, Cabo do Medo, Cassino? O Al realmente conseguiu envelhecer com mais dignidade, né?
bjs

Mônica,
com o teatro vc tb estará em ótima companhia.
bj

sexta-feira, março 31, 2006 9:46:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Não podemos e não devemos comparar. Antes pra existia uma aura em torno dos filmes policiais, heróis, bandidos, mocinhos e agora, acabou a inocência? Ou as fórmulas estão se repetindo? No mais repetiria o comentário feito pela Vera.
Também estava com saudades!! Beijus

sábado, abril 01, 2006 1:23:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Bem, entendeu meu comentário? acabei de acordar...

sábado, abril 01, 2006 1:24:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma,
entendi, sim. Sei que não devemos comparar. Mas é impossível se vc assistiu Um Dia de Cão. Há semelhanças na história. E O Plano Perfeito não é tão carismático por causas dos problemas que apontei.
Que bom q vc está de volta!
bjus

sábado, abril 01, 2006 11:54:00 PM  

Postar um comentário

<< Home