domingo, março 26, 2006

E Nasceu Um Grupo


Alguém deveria fazer alguma coisa. Uma noite de quinta-feira por mês, enquanto milhões de cidadãos brasileiros estão no aconchego dos seus lares, assistindo tv, eles vão chegando em silêncio para mais uma reunião. E na sala deste apartamento na zona sul do Rio, sacam suas armas: textos com munição capaz de derrubar qualquer mediocridade a quilômetros de distância.
Estamos falando de pessoas perigosas, digo, talentosas. São eles, da esquerda para a direita na fota acima, Jomar Magalhães (dramaturgo); ao seu lado, um réptil asqueroso, sem modéstia nenhuma, e que tem um blog que é uma ameaça; no chão, Janaína Toscan (autora teatral e atriz); do meu lado, Ana Clara Santiago (autora teatral e ex-roteirista da Globo); Marcos Gonzalez (dramaturgo e roteirista); e Anna Maria de Assis (também autora teatral, colaboradora do site New York On Time, do Jorge Pontual, e cronista do jornal Montblaat, do Fritz Utzeri). E não se iluda com essa senhora. Na verdade, ela é a cabeça da facção, digo, do grupo. Abriu as portas da sua casa para essas reuniões que funcionam, sem nenhum exagero, como conspirações subversivas, no meio da mediocridade que vivemos hoje neste país. Aliás, há algo mais subversivo do que se fazer cultura, nos dias de hoje?



Entre uma comidinha e uma bebidinha e outra, eles lêem seus textos e planejam suas futuras ações. E suas ações serão muitas, num futuro próximo. Aguardem!


Na verdade, o grupo já vinha conspirando, digo, se reunindo há algum tempo, mas na última quinta, 23, ele passou a ter um nome. A facção, digo, o grupo passou a se chamar Seis Autores Em Cena. E assim nasceu o grupo do qual tenho muito orgulho e prazer em fazer parte. Tim-tim!


Na verdade, grupos que se reunem para trocar idéias e lerem seus textos não são uma novidade, mas iniciativas como essa que podem desaguar em mais cultura, diversão e arte, estão cada vez mais raras, quando deveriam se multiplicar. Aguém realmente deveria fazer alguma coisa.

E por falar em leituras...


Coincidentemente, a revista New York desta semana vem falando de um novo fenômeno nas noites novaiorquinas: as leituras de poesias, trechos de livors e peças em bares espalhados pela cidade. O assunto já havia sido abordado pela Times na semana anterior e compara as leituras literárias aos shows de rock que, no passado, aconteciam em palcos pequenos. As leituras conseguem um público cativo e ávido, que forçou os cadernos de programas de alguns jornais e algumas revistas americanas a colocarem a lista de locais onde os eventos ocorrerão. E eles ocorrem em locais bem variados, desde bares elegantes e caros de Manhattans, até os mais simplesinhos. A matéria da New York, por exemplo, sugere nove locais onde as leituras ocorrem e a descrição de cada um deles. Confira aqui.

Há muitos anos sou um rato de leituras. Nesta foto (que aliás muita gente pergunta onde foi tirada) sou eu mandando bala no falecido bar Di Carli, em Santa Teresa, janeiro de 20005. Nunca fui vaiado, mas já fiz muita gente beber um drinque a mais com certas balas que mandei. Aliás, não é fácil se expor num palco, sozinho, com um texto na mão, num país onde menos de um terço da população tem alguma intimidade com a literatura. Já merce aplauso quem tem essa coragem.

Deu no JB...

"De página na internet, a Bagatelas virou revista que se distribui nas boas livrarias da cidade e agora é editora: A arte de odiar, de Julio Cesar Corrêia é seu primeiro lançamento. No próximo sábado, dia 1º, o grupo se reúne para uma homenagem a Rubem Fonseca, com a presença dos escritores Tatiana Carlotti, de São Paulo, e Rodrigo Melo, da Bahia. Será a partir das 14h, na Livraria Imperial, na Praça XV. "
Caderno Idéias, de 25/03/2006. Não acredita? Então, caia aqui. (Se não conseguir, não é mentira, não. É o site do JB que anda meio problemático) e mergulhe aqui para saber o que o site Livraria do Crime, na seção News, falou também.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Juca, abusados sempre existirão, às pencas. A questão é que os filhos-de-papai matam mais porque os pobres não têm carros. Se tivessem, com a vida em sociedade desgovernada como está, fariam seus estragos. Qualquer classe está sujeita, porque o ensino do trânsito está precário, o respeito tornou-se quase inexistente; espero que não no mundo todo, mas não tenho muita fé.
Bom ver gente inteligente se reunindo na tentativa de fazer um um mundo melhor.
Sucesso!

domingo, março 26, 2006 4:13:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Cláudia,
com certeza. Os filinhos de papais aprecem mais porque têm mais carros. Mas tb vejo muito pobre fazendo barbaridades. Os motoristas de ônibus, vans e táxis, então! Tb tenho fé que as leis sejam mais justas no futuro.
bjs

domingo, março 26, 2006 4:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser um encontro dos mais interessantes,JULIO.
Tipo de coisa que só tende a crescer e dar frutos,heheh
Boa semana
Abração!

domingo, março 26, 2006 8:17:00 PM  
Blogger Milton T said...

Júlio, sempre tive curiosidade como se faz um processo desses , criação, análise , entendimentos, enfim, tudo muito bacana como eu imaginava. Sou engenheiro de formação, e aquilo era um saco. ainda bem que cai fora. Sinto que perdi um tempinho em minha vida, mas nunca é tarde para correr atrás do que se gosta.
parabéns a vcs. Não sei se vcs têm a TV Cultura ai no Rio, ma samanhã, amntes do Roda Viva, passa o Entre Linhas, apresentado pela Paula Picarelli sobre literatura.Para mim é imperdível.
Abraço e sucesso a todos vcs. Quem sabe um dia eu não vou ao Rio e tenho a chance de ver uma apresentação de vcs.
Boa semana

domingo, março 26, 2006 8:49:00 PM  
Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Oi, Julio! Que legal esse encontro de vocês. Parabéns por insistirem em trabalhar com cultura e arte.
Essa tua foto da leitura em Santa Teresa, me lembrou do Sarau Elétrico lá na minha no RS. Aqui onde moro só tem poetry slam, onde os poetas competem entre si.
Abraço pra ti.

segunda-feira, março 27, 2006 3:15:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Julio!

Quer dizer que você é da seita???? Tive o prazer de trocar bons e-mails e idéias com a Anna Maria algumas vezes e moriiiiiiii de inveja quando ela me falou do grupo de vocês!!!!

Vocês podiam levar alguns convidados de vez em quando, não? Risos.... Eu me candidato!!!!! Risos

Beijos e boa semana,

MM

Ps: Adorei as fotos!

segunda-feira, março 27, 2006 3:48:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

DO,
se Deus quiser.
gd ab

Milton,
valeu pela dica e pelos votos e vou fazer melhor, nós iremos a Sampa pra encenarmos pra vocês. Seria ótimo!
gd ab

Luciane,
aqui no Rio já aconteceram mais leituras. Espero que elas voltem.
bjs

Mônica,
com certeza vc será convidada. Deixe as coisas os ensaios começarem a rolar e as leituras também.
bjs

segunda-feira, março 27, 2006 4:12:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, cultura que é repartida se multiplica. Acho essa idéia de reuniões umas das coisas mais interessantes. Quando trabalhava em produção de tv no sul, tinha um grupo do qual participava que ia ao cinema e depois ficava discutindo o filme. Era tão interessante porque cada um trazia um elemento novo para o debate. Como crescíamos com isso!
Boa sorte para vcs e vão em frente!
Parabéns pela iniciativa.
Bjos.

segunda-feira, março 27, 2006 6:23:00 PM  
Blogger Nil Borba said...

Oi, menino!!

sempre bem acompanhado... Um senhor grupo, nao há de se estranhar lindos textos e deu uma pessoa tão bem relacionada na arte de escrever...

Beijos e boa terça pra vc

segunda-feira, março 27, 2006 8:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Julio, querido


Estou passando por aqui para dizer que infelizmente tem algum engraçadinho [mais provável que seja engraçadinha] usando meu nome levianamente nos blogs.

Fiquei muito triste por isso e escrevi um texto/comunicado para as pessoas que prezo e estimo e gostaria muito que vocês dessem um pulinho no Fina Flor para ler.

Desde já agradeço,

Beijos,

MM

segunda-feira, março 27, 2006 9:05:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Vera,
com certeza se multiplica. E participar de grupos com interesses culturais afins é uma dádiva.
bjs

Nilza,
obrigado pelo elogio
bjs

Mônica,
Ninguém merece, né?! Já tô indo lá.
bjs

segunda-feira, março 27, 2006 9:23:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bela banda.

terça-feira, março 28, 2006 2:36:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Facção da boa! Sorte e vamoqvamos!!
abração!

terça-feira, março 28, 2006 6:08:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Pecus e Wiskow,
valeu pela força. E vamoqvamo
gd ab

quarta-feira, março 29, 2006 5:50:00 AM  

Postar um comentário

<< Home