sábado, fevereiro 25, 2006

Para Refletir

Não quero ser chato, atrapalhando o carnaval de ninguém, com assuntos sérios. Mas vou propor três temas para reflexão, entre uma cerveja e outra. São baseados em matérias que foram publicadas ou divulgadas recentemente.




A primeira, saiu hoje, 25/02, no jornal O Dia. Aqui está:
Bebê é encontrado em banheiro de igreja Universal
Rio - Um bebê de quatro dias foi encontrado na noite desta quinta-feira, no banheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Nilo Peçanha 699, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A criança, achada após um culto, está sob observação na Unidade Intermediária Neo-natal do Hospital Municipal de Duque de Caxias e passa bem.
Batizado provisoriamente de Oscar, em homenagem ao secretário de Saúde Oscar Berro, o menino pesa 2,22 kg e mede 46 cm. Ele está em sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Caxias. Quando tiver alta, será encamihado para o abrigo "Jesus é Amor", no parque Iatatia.
***********
Bem, para não ser repetitivo, leia o meu post O Destino Do Brasil É Ser Africano para entender a minha indignação. Aceito críticas e niguém é obrigado a concordar comigo. Mas pense que em quanto você está discordando de mim, em algum lugar deste país, uma mulher pobre pode estar parindo aquele(a) que poderá se prostituir para o seu filho(a), poderá estuprar sua filha, poderá assaltar você em algum sinal, poderá lhe dar uma volta ao lhe prestar algum serviço (como faxineiro, motorista de táxi, bombeiro, carpinteiro, empregda doméstica,etc), poderá viciar seu filho(a) ou estragar o seu dafé da manhã ao protagonizar notícias como essa. Vou repetir: Filho é pra quem pode!
Bibelô
No apagar das luzes antes do carnaval o jornal Montbläat, do jornalista Fritz Utzeri, publicou uma excelente matéria sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, que recentemente aprovou a redução de penas de crimes hediondos. Isso quer dizer que bandidos como Fernandinho Beira-Mar - que mandava esquartejar adversários -, o que atende pelo singelo nome de Elias Maluco - que mandou torturar e assar o jornalista Tim Lopes dentro de um "microondas" improvisado numa gruta, em 2002 - e a estudante Suzane Louise Von Riichthofen, 19 anos, que no mesmo ano participou, com o namorado e o irmão deste, do assassinato dos pais e deu um churrasco para comemorar, poderão ser beneficiados. Absurdo é modéstia, diante deste fato. Ao comentar a matéria do Fritz no seu New Yoork On Time de hoje, o jornalista Jorge Pontual nos dá dados impressionantes. Por exemplo, no Brasil a taxa em 2002 era de 27 para cada 100 mil habitantes. Só perdemos para a África do Sul(75) e a Colômbia(59). Ainda segundo o Pontual, nos EUA a taxa era de 5,6 em 2000 - contra 10, em 1980 - e continua caindo. Para tentar entender esta queda vertiginosa, temos que levar em conta que as leis americanas estão ficando cada vez mais severas e também, segundo novamente o Pontual, a aprovação da lei do aborto em 1973, que fez com que mulheres pobres tivessem um mais um meio para evitarem filhos indesejados (e isso vem reforçar o que coloquei em relaão ao assunto acima).
De qualquer forma, só depende de nós reverter esse absurdo. A pressão popular já funcionou outras vezes e há de funcionar novamente para que o símbolo da justiça não vire apenas um bibelô cafona nas mesas dos tribunais.
Aliás, compradas com o nosso dinheiro.
"A Inglaterra acaba de criar o Ministério das Indústrias Criativas, o primeiro país a fazê-lo, e recebe em 8 de março o Seminário sobre Economia Criativa, em Londres. As criações britânicas empregam 1,3 milhões de pessoas e geram 112 bilhões de libras por ano (194 bilhões e 992 milhões de dólares, ou 416 bilhões, 892 milhões e 896 mil reais). A Argentina montou o Setor de Indústrias Criativas dentro do seu Ministério da Cultura, caminho seguido pelo Chile. E a Ásia também organiza um centro regional similar. A China sediou um simpósio sobre o assunto em dezembro, e a Jamaica recebe no final de fevereiro outro seminário. O Portal Literal conversou com Anna Jaguaribe, socióloga que trabalhou como consultora da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento) para as indústrias criativas e redigiu o documento do órgão sobre o assunto."
*********
Este é o trecho de uma das matérias da semana que passou no Portal Literal. O assunto é ainda pouco conhecido: As indústrias criativas. Seu conceito ainda é amplo e envolve vários serviços prestados em forma de produtos culturais.
Não confundir com a indústria cultural que teria mais a ver com as tradições culturais de um povo. A indústria criativa é algo mais prático e objetivo. Vou exemplificar: quantas pessoas a produção de um video-clipe não empregaria? E um novo centro cultural? A gravação de um disco? A realização de um filme? Ou de uma peça de teatro? E um local de exposição de artigos de artesanato?
E outras palavras, a cultura a cada dia que passa está sendo vista como algo que rende divisas e gera muito mais empregos do que se imaginava. Para se ter uma idéia, um relatório do Baco Mundial fala-se em 7% do PIB mundial e é a a forma industrial que mais cresce. Nos EUA ela representa o segundo maior produto de exportação. Hollywood que o diga.
No último dia 17, com a ingauguração do Centro Internacional da Economia Criativa, em Salvador, pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil, parece que o governo federal está, finalmente, percebendo o quanto este tipo de conomia é importante para um país com tantas manifestações culturais e uma economia tão carente de recursos como o nosso.
***********
Bem, meus queridos. Os temas dão margem a muitas discursões. Sei que carnaval não é uma época para se discutir questões sérias. Mas reflitam a respeito e mandem bala.
Agora, vou incorporar o Zé Pereira e volto só de pois da quarta-feira de cinzas ou em alguma edição extraordinária.
Ótimo carnaval a todos
Fui

14 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Filho é pra quem pode.
Apoio e assino embaixo.
E o post sobre o meu ídolo Woody Allen logo aqui abaixo estáa rrasando.
Grande abraço e divirta-se com responsa nesse carnaval.
PS:
UÉ ?!!!
Não tinhas colocado recentemente um haloscan aqui, Julio ?
Ou pirei nas batatas ???
!!!!!

sábado, fevereiro 25, 2006 6:36:00 PM  
Blogger Milton T said...

JÚLIO, NÃO SEI PORQUE AS PESSOAS CONTINUAM A TER FILHOS SEM DESEJÁ-LOS E SEM CONDIÇÕES FINANCEIRA.

O BRASIL AFRICANO FOI O PRIMEIRO POST QUE LI AQUI E CONCORDO PLENAMENTE COM VC , COMO Á TINHA FEITO ANTERIORMANTE.

O BRASIL VAI QUEBRAR COM ESSE CÂMBIO. A GRANDENE ALUGOU UMA FÁBRICA NA CHINA P/ PRDUZIR E CONTINUAR EXPORTANDO. MUITAS EMPRESAS DE CONHECIDOS MEUS ESTÃO SE TRANSFERINDO PARA ARGENTINA PARA PODEREM EXPORTAR.

O GOVERNO ESTA TIRANDO EMPREGOS DE BRASILEIROS E DANDO A CHINESES E ARGENTINOS.

DE RESTO É MELHOR CURTIR O CARNAVAL. APESAR DE PAULISTA NÃO CONSIGO VER DESFILES AQUI, MAS SOU LOUCO PELA PORTELA. QUE ESTA NA FILA HÁ TEMPOS. VAMOS VER ESSE ANO.

DIVIRTA-SE

sábado, fevereiro 25, 2006 6:51:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Li o comentário do Milton e acrecento; a Grandene e outras industrias partiram para o nordeste porque a taxa de impostos eram menores. Quando as tais industrias chegaram, as taxas de impostos cresceram. Que país é esse que torce para que tudo dê errado?
Na escola aprendemos que a família é a base da sociedade. Se o governo não investir nisso, acabou-se o país.
Não quero acreditar no lado safado do ser humano, prefiro pensar que essa pessoa que deixou o bebê na Igreja estava desesperada! Mas e se for o contrário? Vamos desacreditar na humanidade e cruzar os braços?
A solução para uma vida melhor é oportunidade de emprego. As pessoas estão perdidas e nem sabem como investir pra conseguir essa tão sonhada oportunidade. E assim, sem esperanças vamos continuar vendo o analfabetismo crescendo, a marginalidade, as familias se deteriorando, a droga consumindo os sonhos e todas as outras mazelas de uma sociedade doente. Sem futuro, sem filhos pra colocar no mundo!
Aproveite o carnaval! Beijus

sábado, fevereiro 25, 2006 7:57:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Estava colocando a leitura em dia por aqui.
Se o Bloco do Zé Pereira passar por aqui, diz pra ele que no luz tem uma roda de samba...rs.

sábado, fevereiro 25, 2006 9:29:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Valeu, Jôka
só está faltando um banner para botar no blog. eheheheh. Vamos levar esta bandeira
gd ab e ot carnaval

Milton,
qualquer ação para fazer este país crescer deve passar pelo controle da natalidade. Não tem jeito
gd ab e ot carnaval

Luma,
o caso deste bebê não foi isolado.
Daqui a pouco vou lá tomar um café
bjus

domingo, fevereiro 26, 2006 8:34:00 AM  
Blogger Alba Regina said...

JC, vc sabe q estou com vc totalmente...filho é pra quem pode! e, é carnaval mas a gente continua pensando. viciado é uma coisa! ziriguidum! beijo.

domingo, fevereiro 26, 2006 6:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que estes assuntos são sempre pertinentes,JULIO. Independente da epoca.
Aqui em SP,dias destes,um lixeiro salvou um bebe,recem-nascido,de ser triturado no caminhão de lixo.
A providencia divina fez com que a bolsa em q ele estava caisse no chão,fazendo-o chorar.
De arrepiar!!

Sobre a decisão do STF eu nem vou comentar: acho que deveriam ser todos demitidos por loucura insana,hehehe
Só rindo mesmo.
Grande abraço!!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006 9:22:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Julio,
sobre a espúria decisão do STF e sobre as considerações de Jorge Pontual, deixei no NYONTIME um comentário que tomo a liberdade de transcrever aqui.

Jorge,
é sem dúvida um horror esta decisão do STF. Não sei onde vamos parar. O pior é que se invoca, como uma das razões, ser a pena para crime hediondo "inconstitucional". Ainda que assim fosse (e há alguns juristas que refutam esta afirmação do STF) por que é que não se propõe uma alteração na Constituição? Ela vem sendo mudada por motivos bem menos razoáveis.
Ainda assim sou frontalmente contra a pena de morte, sugerida por você, que vejo como uma Pena de Talião legal. E Pena de Talião sempre me horrorizou. Temos vistos exemplos do descalabro que provoca esta prática nos conflitos atuais. Além disto erros judiciais existem e a adoção de uma pena que não pode ser corrigida em caso de erro, é terrível. Já ocorreram muitos erros no passado e é possivel que tenham ocorrido outros que nunca foram evidenciados. E aqui no Brasil a justiça é mais do que falha. No mais, por ter lidado com estatisticas por toda uma vida, tenho muito medo de acreditar de olhos fechados em seus resultados isolados quando não há a adoção de um conjunto de indicadores que permitam analisar o problema em toda sua complexidade. Pode até ser que exista de fato uma maior ocorrência de crimes perpetrados por negros. Mas pode ser também que se analisados os quantitativos de brancos julgados e não condenados porque podem pagar advogados caríssimos que os salvam por technicalities, o quantitativo de brancos que não vão sequer a julgamento pela mesma razão, os que sequer são presos, vá se evidenciar um viez significativo nesta conclusão. Isto acontece aqui no Brasil onde o preconceito não é tão explícito. Impossível de acontecer nos Estados Unidos? Não creio. Gostaria de ver estas estatisticas completas. Se não existem deveriam existir. Esta discussão não pode ser tão simplista. Problemas complexos devem ser encarados em sua complexidade. Controle de natalidade é mais que necessário, é claro, mas também é uma medida que por si só não resolverá. O investimento em educação, garantia de emprego e saude e que mais sei eu, são um pacote. Medidas isoladas jamais foram eficazes para combater a criminalidade. Mas uma vez a complexidade do problema se evidencia. Medidas simplistas jamais resolverão problemas complexos. Muitos de nós se submetidos ao preconceito, à miséria, ao descaso, à falta de oportunidade e que mais sei eu, também seríamos capaz de nos tornar criminosos. Basta ver a reação de violência e ódio de alguns, até privilegiados, quando privados de alguma coisa ou quando se sentem feridos em suas crenças, ou se julgam marginalizado: o que fariam estas pessoas se submetidas a todos os aspectos da miséria? Vimos esta violência e agressão em vários comentários aqui no seu blog. Há muitos anos atrás ouvi de Lino Sá Pereira, a frase: O Brasil ainda é jovem para uma república de inteligências. Era verdade na época e ainda é, infelizmente. O STF acaba de evidenciar isto. O luto que vivemos com os parentes das vítimas da violência cujo depoimento você transcreve e com milhares de outros anônimos, temos que viver também por esta terrível decisão do STF. É triste. Muito triste.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006 12:47:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Alba,
é isso aí. FILHO É PRA QUEM PODE! E ziriguidum pra vc tb
gd ab

DO,
deveriam ser demitidos e presos
gd ab

Anna,
já tivemos oportunidade de conversar por telefone e já lhe respondi.
bj

segunda-feira, fevereiro 27, 2006 3:21:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pra ti também: bom Carnaval.
Ah! E sobre a tua repetição, de que filho é pra quem pode, estás com a mais completa razão. Quem disse que todo mundo pode ter filhos não sabe o que é ter que lidar com problemas relacionados à educação. Desde a falta de escola, devido ao espaço, até a construção de valores.
Abraço!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006 10:07:00 PM  
Blogger Caíla said...

Hoje estou tão alienada, pensanod em borboletas, amando as flores, tão, tão, tão... que só vou7 te deixar um beijo... Amanhã retorno à crítica! Um beijo, querido!

terça-feira, fevereiro 28, 2006 5:00:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Priscila,
não acho que seja problema de educação, não. Os mais pobres sabem muito bem como evitar, sabem como conseguir ajuda e sabem das conseqüências se não se precaverem, mas não estão nem aí. Entre eles ainda predomina a idéia do "depois a gente vê como é que fica". Sempre tem um Bolsa Família pra nos ajudar.
bjs

Valeu, Caíla`
Tá certo. Afinal, é carnaval.
bjs

Bianca,
Você está certíssima! Enquanto as classes mais altas tremem só em pensar em ter filhos indesejados, os mais pobres fazem filhos para abnadoná-los depois
Obrigado por ter levado bala
bjs

terça-feira, fevereiro 28, 2006 11:11:00 PM  
Blogger Nil Borba said...

Um beijo do seu tamanho
Bom dia.

Olá!

Hoje, é meu niver. Convido vc que participou tão ativamente de minha vida esse ano para comer um pedaço de bolo comigo.
http://fotolog.terra.com.br/meuspedacinhos2

Beijos e bom dia!

quarta-feira, março 01, 2006 6:53:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Nilza,
feliz aniversário, tudo de bom. Daqui a pouco vou lá comer um pedaço de bolo.
bjs

quarta-feira, março 01, 2006 7:57:00 AM  

Postar um comentário

<< Home