domingo, fevereiro 05, 2006

Não perca este ônibus

"Enquanto você está aí no tédio do lar. No submundo, ratos e baratas, estão tramando contra a sua mediocridade"
Escrevi isto ao acompanhar a movimentação que está rolando aqui e em Sampa nos meios alternativos, tanto na literatura, quanto no teatro e na música, e que, certamente renderá bons frutos num futuro próximo.

Não quero que este blog fique parecendo a versão virtual do Globo Repórter, mas gosto de falar de coisas que dão certo neste país.
Bem, nos primórdios da humanidade, lá pelos idos dos meados dos anos 70, eu pegava onda. Morando no Flamengo (no "subúrbio da Zona Sul", como se dizia na época) eu não tinha condições de saber exatamente como estava o mar. Mas de uma coisa eu sabia: as melhores ondas estavam sempre bem longe da minha casa.
Então, com muito custo, eu chegava no Arpoador. Barra, Recreio, Macumba, Prainha ou Grumari, nem pensar! A não ser quando descolava carona.
Nos anos 80, quando algumas rádios começaram a divulgar boletins das condições do mar (correntes, temperatura da água, tamanho das ondas, previsões, condições de surf em cada praia, etc), morri de inveja. Com o advento da internet, a galera do surf passou a ter informações muito mais precisas, chegando-se ao luxo de ter imagens de cada praia, transmitidas por câmeras!
Mas a partir de 2003, os surfistas passaram a contar com uma ajuda que era tudo o que a minha geração queria. Um ônibus que corta a zona sul, passando por points de surf e com lugar para acomodar as pranchas e equipamentos. Minha inveja cresceu. E resolvi conhecer este bonde, digo, este ônibus.
Como todo invejoso, já fui pronto para pegar defeitos para criticar. E me dei mal. Não é que a coisa funciona mesmo?
Bem, o Surf Bus sai do Largo do Machado e vai até o final do Pontal, no Recreio, em horários variados. É limpo, confortável, tem mesmo locais para acomodar pranchas, tem um frigobar e ar condicionado. Além disso, durante a viagem, o passageiro pode desfrutar de uma tv de 29 polegadas que transmite, através de um DVD ou um video-cassete, filmes de surf. Agrrrrrr! Que inveja!!!!!! Tudo isso pela bagatela de R$ 3, que são cobrados por um garotão que também pega onda e fala três línguas para atender os gringos que embarcarem. Agrrrrrr!
Com medo de cair na água e se perder o trem, digo, ônibus, na volta? Relaxe, o Surf Bus passa buzinando bem alto para alertar a galera. É demais!!!! Mas apesar do nome, o ônibus não é só para surfistas. Qualquer um pode pegá-lo. E acaba sendo mais um meio de transporte para quem mora longe das delícias das praias da zona oeste.
O projeto foi criado pelo empresário Antônio Carlos Guanabara e tem apoio de uma empresa de telefonia celular. Já é um sucesso há três verões. Todos saem ganhando. O empresário, os surfistas, a cidade - já que 25% dos passageiros são turistas - e até os pais dos jovens, que não precisam mais ficar preocupados como os filhos no trânsito. É mais uma vez, uma boa idéia vem da iniciativa privada.
Ah, mais um detalhe. Como se não bastasse, o "cobrador" tem um celular 8702-2837, através do qual a galera pode saber dos horários, saber se vai atrasar ou não, além das condições do mar. Agrrrrrr!!!
Mas como sou um invejoso do bem, desejo que este projeto tenha vida longa, pois o Rio está precisando de boas notícias.
Como pegar este trem, digo, ônibus? Taí:
Partidas do Largo do Machado: diariamente, às 7h, 10h, 13h e 16h
Partidas do Mirante da Prainha, no Pontal: 8h30, 11h30, 14h30 e 17h30.
Duração: 1h30m, dependendo do trânsito louco do Rio, é claro. E você pode desembarcar aonde quiser.
E o inevitável aconteceu:
O sucesso do meu livro fez com que o meu amibo e fã Guilherme Tolomei, do Você Por Aqui Está De Novo, criasse uma comunidade no Orkut. E isso acabou levando a inevitável criação de um novo blog. Resumindo:
A Arte de Odiar, a no Orkut.
A Arte de Odiar, o blog.
Com isso, o Lacerda ganha dois espaços só seus. E está rindo à toa.
Hoje tem encontro literário? Tem sim, senhor
Deu no O Globo...
Mais perto dos autores
Há três anos promovendo o concurso Contos do Rio, que tem revelado muitos promissores talentos da escrita nacional, o caderno Prosa & Verso inicia na segunda-feira, dia 6, um novo projeto para incentivar a leitura e a literatura no país. Numa parceria com diversas livrarias cariocas e editoras de alcance nacional, o projeto Prosa nas Livrarias vai organizar, uma vez por mês, encontros entre grandes autores das letras brasileiras e o público.
O projeto fará sua estréia na Argumento (Rua Dias Ferreira 417, Leblon), às 19h, com a participação do mais bem-sucedido autor brasileiro de romances policiais, Luiz Alfredo Garcia-Roza, que lançou recentemente “Berenice procura” (Companhia das Letras) e da pesquisadora e professora Sandra Reimão, autora de “Literatura policial brasileira” (Jorge Zahar Editor).
No primeiro encontro, a literatura policial no Brasil
Além de aproximar os autores dos leitores, o objetivo do evento promovido pelo Prosa & Verso é discutir, através dos livros, temas atuais, importantes e relevantes para a literatura brasileira e para o país, dando visibilidade à produção do mercado editorial brasileiro e valorizando o papel das livrarias não apenas como pontos de venda de livros, mas também como lugar de encontro e de fomento de idéias.
Nesse primeiro Prosa nas Livrarias estará em pauta a literatura policial produzida no Brasil. Mediados pelo jornalista Mauro Ventura, do GLOBO, Garcia-Roza e Sandra estarão conversando tanto sobre suas obras como sobre o passado, o presente e o futuro de um filão que só tem aumentado nos últimos tempos, dando mostras evidentes de seu fôlego. Em “Literatura policial brasileira” Sandra argumenta que o gênero que consagrou escritores como Dashiel Hammett, Raymond Chandler, Denis Lehane e P.D.James, entre muitos outros, ganhou contornos próprios no Brasil. E mostra como as editoras têm investido cada vez mais nessa área, lançando coleções com títulos de autores estrangeiros e brasileiros. Isso mesmo que muitos ainda torçam o nariz para o fascinante gênero, nem sempre considerado literatura de primeira linha...
Para os fãs de Garcia-Roza, ex-professor de teoria psicanalítica da UFRJ que ingressou na literatura de ficção tardiamente, em torno dos 60 anos — e que logo em seu romance de estréia, “O silêncio da chuva”, ganhou os prêmios Nestlé e Jabuti — será uma oportunidade de saber mais sobre o delegado Espinosa, protagonista de todos os seus livros. Todos exceto justamente o mais recente, “Berenice procura”, no qual o criador aposentou temporariamente sua famosa criatura — que já entrou para a galeria dos grandes personagens da literatura brasileira — para dar voz a uma taxista com tendências detetivescas. Berenice, a tal taxista, também trafega pela mesma (ou quase a mesma) Copacabana presente na vida e obra de Espinosa, exímio conquistador de leitores.
Eventos terãoentrada franca
Portanto, fique de olho em mais essa promoção do Prosa & Verso. No próximo mês o projeto já acontecerá em outra livraria carioca — serão muitas no circuito — levando aos leitores novos autores e temas. Os eventos, que têm entrada franca, serão anunciados com antecedência para que o público possa se programar e botar a leitura em dia para encontrar e conversar com seu autor favorito.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Poxa tem um monte de coisas interessantes; Quero ir também!!!
http://cartasintimas.zip.net

segunda-feira, fevereiro 06, 2006 12:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei as informações!!!! Não sabia desse ônibus!! Vou passar a informação para os adolescentes que pegam onda que conheço, risos.... E em relação aos encontros, tentarei participar de alguns...

Beijos e boa semana,

MM

Ps: a referencia ao globo reporter foi demais, risos

segunda-feira, fevereiro 06, 2006 12:56:00 PM  
Blogger Alba Regina said...

Que ônibus é este JC! no nosso tempo não haviam mordomias destas né? Se estivesse no Rio com certeza estaria neste encontro...beijo.

terça-feira, fevereiro 07, 2006 4:44:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Edu, Mônica e Alba,
este ônibus é realmente tudo de bom. E os encontros vão rolar ainda por algum tempo. O primeiro com o Garcia Roza foi muito interessante
bjs e abs

terça-feira, fevereiro 07, 2006 5:51:00 PM  

Postar um comentário

<< Home