quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Bobagens de Verão

"Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco."
Tim Maia



É verão, tempo de diversão e futilidades. Nessa época, talvez por causa do calorão do Rio, fico menos virtual e caio na gandaia. E, conseqüetemente, mando menos bala. Embora, não chegue a baixar o nível a ponto de discutir Big Brother aqui, mas me dou ao luxo de comentar sobre bobagens de verão. Coisas interessantes, mas sem grande importância. E vai ser assim, até a próxima frente fria que consiga derrubar todo este calor cruel.

Estresse se cura com porrada


Com esse calor só correndo para a praia para dar um mergulho na água gelada. Mas na Barra da Tijuca, tem uma galera indo à praia para trocar socos de direita e esquerda e ganchos. Não se trata de mais cenas de violência nas praias do Rio e sim aulas de boxe que uma academia está dando nas areias. Mergulhe aqui.


Fiquei nu

Esqueci de comentar. No último domingo, 05/02, vivi uma experiência no mínimo interessante. Fui à praia com um casal de amigos dos tempos da faculdade, que eu havia reencontrado após muitos anos, no ensaio da Mangueira. Estávamos indo para Grumari, quando esse amigo falou com a maior naturalidade: "Ah, esqueci de lhe falar. Agora somos naturistas e não vamos ficar em Grumari e sim em Abricó."

Para quem não mora no Rio, Abricó é uma pequena praia encravada entre a montanha e o mar, no início de Grumari, zona oeste, e devido ao seu acesso difícil, é usada há anos como praia de nudismo. No momento do convite, fiquei constrangido, mas não quis demosntrar o meu lado careta para não causar uma saia justa maior. "Se você quiser, nós deixamos você em Grumari." Pensei rápido e aceitei ir com eles, afinal, tudo vale à pena se alma não é pequena e coisa e tal.

Logo no início, placas explicando as regras para se freqüentar o lugar. Além, é claro, da obrigatoriedade do traje, ou de nenhum traje, há a proibição de fotografar ou filmar o local, transitar com cães, etc. O interessante é que na entrada há uma barraca onde a pessoa que estiver em dúvidas se prossegue ou não, pode sentar e tomar uma cerveja enquanto decide. Dessa barraca, o indeciso também pode observar o que terá pela frente, caso decida entrar. Nesse momento, de acordo com a mente de cada um, pode-se se chocar ou se decepcionar. Pois, na verdade, Abricó parece ser a mais familiar das praias, com muitos casais, crianças e até idosos. Faz-se tudo o que se faz em Copacabana, por exemplo. Joga-se frescobol e volley, pega-se onda, corre-se, pega-se sol, conversa-se, etc. Só que pelado. Os ambulantes são os únicos que são permitidos entrar vestidos.

Assim que entrei, tirei a sunga e corri para a água, envergonhado. Depois dei uma olhada e fui me familiarizando. Cheguei até a pegar jacaré nu - uma experiência que ninguém deveria passar pela vida sem experimentar. Aí, foi só curtir a praiona que estava dando. Muito sol, nenhum vento, mar calmo, água morna.

A maioria dos freqüentadores era da minha faixa etária. Profissionais liberais. Muitos casais. Alguns são vegetarianos. Pessoas tranqüilas e de bem com a vida. Até os dois mulatos que fazem a segurança, são educados e gente boa. Bati muito papo, conheci pessoas legais, joguei frescobol. Poder parecer mentira, mas cheguei a esquecer que estava nu. Dificilmente há outro trecho da orla do Rio mais seguro e pacífico. Nada de assaltos, arrastões, bebedeiras, churrasquinhos na areia, funk tocando alto em rádios enormes, paqueras ou brigas. O lado chato é o pessoal que fica espiando lá de cima na estrada e nas pedras. A maldade está lá fora e não em Abricó.

Voltei para casa no com uma sensação muito boa de auto-estima elevada, sem vergonha do corpo e com a impressão gostosa de ter feito algo de bom pra mim mesmo. Eu achava que aquele papo de integração com a natureza era coisa de hippie natureba. Mas acho que foi isso mesmo o que eu senti. É incrível como um pouco de pano pode nos impedir de sentirmos uma liberdade que só a nudez em meio a um lugar lindo pode proporcionar.

Acho que ao tirar a sunga, me despi de muito mais coisas do que imaginava.

6 Comments:

Blogger Alba Regina said...

Bom Dia JC!!! Cara, o Tim Maia morava no meu prédio no Leme...imagina só...eu saindo de manhã cedinho pro colégio e o cara chegando cada dia com uma mulher diferente com aquela cara de alucinado...figuraça!!! Também acho!!! Porrada no estresse, ontem enfiei porrada virtual numa mulher mal amada...tô feliz da vida...olha aqui, eu falo do bbb e não sou baixo nível não tá? larga mão de ser preconceituoso! JC pelado? jogando frescobol? Corajoso vc JC, mas o melhor disto tudo é que vc ficou feliz né? Isso é q vale! Pelado e feliz. Beijo.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006 9:53:00 AM  
Blogger Caíla said...

Júlio, podes ter certeza que te despisse sim. um grande abraço!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006 12:47:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Julio

Que bom que o verão existe e sempre possibilita novas experiências, né?

Eu já fiz top lese [?], serve? Risos... É uma sensação diferente e interessante, gostei! Mas não arrisco isso nas praias de Ipanema, não... Quero conhecer a tal praia que vc falou [moro no Rio há 6 anos e nunca tinha escutado falar]

Beijos e bom fim de semana,

MM

quinta-feira, fevereiro 09, 2006 5:29:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Alba,
vc escreve sobre BBB? Iiiiiih, me desculpe. Certamente não quis magoá-la, mas que não gosto deste programa, isso é certo. Acho uma crueldade o que fazem com aqueles infelizes, desesperados para detonar o outro e ganhar grana e fama passageiras. É preconceito, sim. Do tipo nunca vi e não gostei. Me perdoe.
bjs

Oi, reflexões
obrigado pela visita
bjs

Monica,
apesar de ficar um pouco longe, todo carioca deveria conhecer Abricó. Mas reconheço que poucos teriam coragem para isso. É uma praia lindíssima, limpa, bem freqëntada e isolada de toda a maldade e baixarias que rondam as outras.
bjs

sexta-feira, fevereiro 10, 2006 5:48:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Morei em Berck Plage, no norte da França.
Em frente à uma praia de naturistas, que eu naturalmente frequentava, também.
O mais engraçado era encontrar depois, na cidade, as mesmas senhorinhas que eu já tinha visto peladas.
A peixeira, a livreira, a cabeleireira...
Era hilário.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006 6:10:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Eu também não gosto de BBB.
Prefiro Luciana Gimenez.
abç,
JÔka P.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006 6:12:00 PM  

Postar um comentário

<< Home