segunda-feira, dezembro 26, 2005

Os Melhores?



O Floyd em sua primeira formação. Ainda liderados pelo clinicamente louco, Syd Barret (Canto acima, à direita)

Em uma manhã de abril de 1973, eu estava me arrumando para ir para escola. Em meus 13 anos, eu ouvia rádio o tempo todo. E a rádio mais irada da época era a Mundial AM (rádio com FM eram ainda um luxo pra poucos). Eis que de repente, assim como quem não quer nada, o locutor falou: “Prestem atenção neste som.” E passei ouvir som de despertador. Aliás, muitos despertadores tocando enlouquecidos. O som deles inundou a casa. E seguiu-se o som de vários relógios, daqueles antigos, de parede. A princípio parecia tema de um filme de suspense. Mas a surpresa maior foi quando a banda começou a tocar. Hoje pode soar ridículo com a atual tecnologia, mas o som era tão puro! Tão bem feito! Tão Profissional! Tão perfeito! Era jovem e moderno, mas o jovem e moderno levado a sério. O arranjo era tão cheio, tão criativo, tão incrivelmente rock, mas ao mesmo tempo tão melodicamente envolvente! A guitarra na hora certa, o coral no tempo certo, o arranjo bem cuidado. Era tão certinho, mas tão longe de ser careta!
Em resumo. Era a primeira vez que vi o rockn´roll ser elevado a um nível de profissionalismo antes só dedicado aos grandes nomes como Burt Bacharach ou ao pessoal do jazz.
Naquela época não havia MSN, nem blogs, nem Orkut e nem e-mail. A gente batia tambor. E logo os amigos começaram a ligar, esbaforidos. “Tá ouvindo a Mundi? Porra, que som é esse? Que banda é essa?”
O som era Time. A banda era a veterana Pink Floyd. Eles haviam lançado em 20 de março, o seu álbum Dark Side of The Moon. E o rock nunca mais foi o mesmo. Produzido pelo novato Alan Parsons – que logo estaria seguindo carreira solo com o seu Alan Parsons Project – o grupo havia passado meses isolado numa fasenda, tentando levar o rock ao um nível de profissionalismo e perfeição nunca atingidos antes. E valeu a pena tanto esforço. Dark Side... ficou meses nas paradas americana e britânica e junto com o álbum seguinte, o Wish You Were Here, venderiam até hoje cerca de 200 milhões de cópias em todo o mundo.
Nesta segunda, dia 26, O Globo, divulgou que numa enquete feita pela rádio online Planet Rock com quase 60 mil pessoas, o Pink foi eleito a melhor banda de todos os tempos, derrotando pesos-pesados como o Led Zeppelin (em segundo), Rolling Stones (em terceiro) e The Who (quarto). Os irlandeses do U-2 e os americanos Nirvana e Jimi Hendrix, ficaram, respectivamente, em décimo, décimo terceiro e décimo quinto lugares.
Não concordo com o resultado. Minhas bandas preferidas sempre foram o Traffic e o Crosby-Stills-Nash and Young. Mas tenho que admitir que no quesito capa de álbuns, o Pink dá um banho. Veja só.

A do belíssimo Atom Heart Mother, de 1970

Wish You Were Here, 1975



Animals, 1977.

E aí, meu caro visitante? Você concorda com o resultado? Mande bala.



Pelo amor de Deus!
Não faça nenhuma besteira!
A segunda edição do A Arte de Odiar vai sair em janeiro.
Falta pouco.
Tenha calma!

6 Comments:

Blogger Luma Rosa said...

Meu irmão tinha um amigo que era fã do Pink Floyd, tinha um conjunto e tocava sempre "Summer 68", que era abertura do jornal nacional nos anos 70.
A pouco tempo descobri um site com vozes do passado e levei um susto ao ouvir, porque não conhecia, as loucuras de Big boy da mundial. Se lembra da figura
Difícil descobrir qual o melhor. Beatles não estava no páreo?
Beijus

terça-feira, dezembro 27, 2005 4:37:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Oi, Luma.
O Big Boy foi talvez o maior DJ que o Brasil já teve. Alem de muito inteligente e talentoso, ele era muito antenado e nos trazia sempre novidades do que rolava no cenário internacional. Isso num período em que havia muita coisa rolando. Seu jeito de se comunicar era impagável e ninguém conseguia imitá-lo. Ele tinha um programa diário na Mundial das 18 às 19h e outro chamado Mundial em ritimos de boate das 0h às 1h. Imperdíveis. Eu curtia muito.Vou bolar alguma coisa sobre ele qq dia. Quanto aos Beatles. Acho difícil que ninguém tenha votado neles. Mas, enfim.
bjus

terça-feira, dezembro 27, 2005 7:48:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Eu tinha esses elepês !!!
Era um beise e um sonzaço.
Um beise e um sonzaço.

Réré !
:D

terça-feira, dezembro 27, 2005 8:02:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jôka, vc e a torcida do Flamengo. Quem viveu nos anos 70 e não curtiu Pink, um beise e dançou disco, simplesmente não existiu.
gd ab

terça-feira, dezembro 27, 2005 8:30:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esse negócio de melhor, em arte, é uma grande bobagem. O olimpo é grande e largo, cabe muita gente. Lembro onde eu estava a primeira vez que ouvi wish you were here e o susto quando a música entrou no radinho, e mais ainda quando saiu a maravilhosa balada.

quarta-feira, dezembro 28, 2005 11:08:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Pecus, concordo plenamente com você. Como os bons são minoria, ainda cabe muita gente no olimpo.
gd ab

quarta-feira, dezembro 28, 2005 9:11:00 PM  

Postar um comentário

<< Home