domingo, dezembro 25, 2005

Eu orkuto...

“Na noite do natal de 1914, o primeiro sob a I Guerra Mundial, os combates cessaram. Ao amanhecer, franceses, ingleses e alemães saíram de suas trincheiras. Dezenas, talvez centenas de milhares de homens abandonaram suas armas e seguiram para o meio do campo de batalha. Confraternizaram-se, trocando lembranças e presentes, exibindo fotos e cartas da família, comemorando o Natal, desejando a paz uns aos outros. Mas horas depois, estariam combatendo de novo.”
Depoimento de um ex-soldado a uma revista européia. Li isto não me lembro onde e achei bonito.




...tu orkutas, nós orkutamos.



O homem inventou o fogo. Daí para as armas e as guerras, foi um pulo.
Foi inventado o telefone. O ser humano também inventou os trotes, a clonagem de celulares e anda com os seus telefones móveis falando alto nos locais mais impróprios.
Inventaram a Internet. Hackers, pedófilos e esteleonatários fazem a festa.
Criaram o Orkut. E, como a mente humana não tem evoluído na mesma proporção dos avanços teconlógicos, não soubemos aproveitar uma boa idéia. E é isso que os site de relacionamento são. Eles deram certo, porque não tinham como não dar.
Recentemente, o Orkut tem sido bombardeado por inúmeras críticas. Invasão de privacidade, perfis falsos, gente vendendo de tudo (e se vendendo também) e golpes, são as queixas mais freqüentes. Mergulhe nas águas tempestuosas do artigo "Adeus Orkut", de Ana Eliza Nardi, no Digestivo Cultural, para descobrir o lado negro do site, através do depoimento de uma vítima.
Mas não se deve culpar o Orkut. Infelizmente ele é usado por nós, humanos.
Apesar de tudo e todos, os sites de relacionamento são um fenômeno. Não foi por outro motivo que o gigante Google comprou a versão brasileira. Nos EUA, o magnata das comunicações Rupert Murcoch comprou o My Space. E como já era de se esperar, a mídia já está atenta ao problema. Dias atrás, o assunto foi matéria de capa da poderosa das finanças Business Week, mostrando o quanto os sites de relacionamentos podem ser lucrativos. O assunto voltou a ser abordado pelo Digestivo, na semana passada, e parece que a coisa só tende a crescer.
Na verdade, quem já nunca deu sua orkutadasinha ou, pelo menos, nunca teve a curiosidade de entrar no site, que atire a primeira bala. No meu caso, desde abril deste ano, quando fui adicionado, tenho dado sorte. Fiz amigos, tive acesso a um mar de informações e conheci grupos interessantes, como o pessoal da Revista Bagatelas, onde tenho uma coluna às sextas.
Já vi muito lixo também. No Orkut temos que ter cuidado, como temos que ter que cuidado na vida.
Aliás, quem já fizer parte do site e tiver curiosidade, o endereço da minha página é www.orkut.com/Home.aspx?xid=9568764916651721449.


5 Comments:

Blogger Jôka P. said...

JULIO,
por coincidência, a minha sobriha de vinte e poucos anos veio aqui e me mostrou no Natal, várias (dezenas) de páginas do tal Orkut, que eu nunca tinha visto.
Achei um blog de pobre, de gente que não tem (ou não sabe) escrever... fotinhos pessoais e recadinhos bobíssimos, tipo "oiiii!!!!"
Só isso.
HUMPF !
Prefiro bife de figado.
:D
Abçs,
ótima semana,
obrigado pela visita pós-natalina.
E os Stones vêm aí.
Yé Yé Yé!

segunda-feira, dezembro 26, 2005 9:08:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Tá certo, Jôka
Tem muito lixo e pobreza de espírito no Orkut, como é comum em ambientes onde milhares de pessoas se relacionam. Mas procurando, aqui e ali, encontra-se salvação!
gd ab

segunda-feira, dezembro 26, 2005 9:17:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá amigo blogueiro.
Seu blog está desde já convidado a fazer parte da InforComunidade, que tem por intenção fazer uma reunião de vários proprietários de páginas da Internet.
Estão sendo convidados blogs, sites, fóruns, flogs entre os mais diversos assuntos, humor, noticias, apenas postagens, etc.
Faça parte dele e divulgue seu blog.
Para mais informações entre no blog da InforComunidade e procure a postagem sobre como se cadastrar.
Você poderá ainda fazer parte do fórum InforComunidade, para isso veja mais detalhes no blog.
Até a próxima.

segunda-feira, dezembro 26, 2005 1:13:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Julio, com um texto tão bem escrito e com argumentos tão relevantes, quase que me convence a retornar ao Orkut. Ah mas o meu bom senso pede que eu fique quietinha com a minha privacidade! Beijus

segunda-feira, dezembro 26, 2005 1:44:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma, ainda te convenço! Daqui a pouco apareço no Luz para um café.
bjs

segunda-feira, dezembro 26, 2005 9:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home