domingo, novembro 06, 2005

"Ninguém vale nada enquanto não foi amado."
Tennessee Williams

"O silêncio é o mais eloqüente arauto da alegria. Pequena seria a minha felicidade se eu pudesse dizer o quanto ela é grande."

Shakespeare, Muito barulho por nada, Ato ii, Cena I, Cláudio



Infelizmente, o excelente blog Primado do Opinante, do querido Guilherme, parece que saiu de cena. Em um dos seus últimos post, ele colocou um lindo texto sobre a verdadeira alegria, que tinha o seguinte trecho:


"...o próprio Fernando Pessoa escreveu: "Ah! A imensa felicidade de não precisar estar alegre..." Existe uma perturbação psicológica ainda não identificada como doença. Ela aparece num tipo a que dei o nome de "o alegrinho". O alegrinho é aquela pessoa que está, o tempo todo, esbanjando alegria, dizendo coisas engraçadas e querendo que os outros riam. Ele é um flagelo. Perto dele, ninguém tem a liberdade de estar triste. Perto dele todo mundo precisa estar alegre.Ele não consegue estar triste, o alegrinho não consegue ouvir a beleza dos noturnos do músico francês Frédéric Chopin (1810-1849) nem sentir as sutilezas da poesia da portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) nem gozar o silêncio do crepúsculo. Porque ele está sempre alegrinho, ele não consegue sentir compaixão. Compaixão é sentir a tristeza de um outro."




E o poetinha partiu há 25 anos

A Felicidade
Composição: Tom Jobim/Vinicius de Moraes

Tristeza não tem fim Felicidade, sim...

A felicidade é como a pluma

Que o vento vai levando pelo ar

Voa tão leve Mas tem a vida breve

Precisa que haja vento sem parar...

A felicidade do pobre parece

A grande ilusão do carnaval

A gente trabalha o ano inteiro

Por um momento do sonho

Pra fazer a fantasia de rei, ou pirata, ou jardineira

E tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim Felicidade, sim...

A felicidade é como a gota de orvalho

Numa pétala de flor

Brilha tranqüila

Depois de leve oscila

E cai como uma lágrima de amor

A minha felicidade está brilhando

Nos olhos da minha namorada

É como esta noite

Passando, passando

Em busca da madrugada

Falem baixo por favor

Pra que ela acorde alegre como o dia

Oferecendo beijos do amor

Tristeza nao tem fim

Felicidade, sim...




Cazuza, há 15.

Cumplice (que por sinal, também é ótima para se ouvir pedalando)
Composição: Cazuza / Zé Luis

Hoje eu acordei querendo encrenca

Escrevi teu nome no ar

Bati três vezes na madeira

Senti você me chamar

Na verdade uma carta em braile

Me deu uma certeza cega

Você estava de volta ao bairro

Em alguma esquina à minha espera

Meu amor, meu cúmplice

Eu sempre vou te achar

Nos avisos da luaDo outro lado da rua

Rodei todas as lanchonetes

Tive idéias perversas

Relembrei tantos golpes espertos

Você cada vez mais perto

Meu amor, meu cúmplice

Meu par na contramão

Você não mudou em nada (nada, nada, nada)

Eu também não, que bom!


5 Comments:

Blogger franka said...

oi julio.
linda a frase do tenesse williams.
o mesmo vale para os blogs.

terça-feira, novembro 08, 2005 9:31:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

tb acho. E pra nós que gostamos e escrevemos para teatro é sempre bom ler algo do Tennessee.
bjs

terça-feira, novembro 08, 2005 6:06:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Julio,
o blog do Guilherme fez PUFF !!!
Já não é o primeiro dele em que acontece isso.
A qualquer hora ele volta.
AH !
Queria convidar você pra vir conhecer uma nova amiga blogueira.
Ela é hilária e é nossa amiga.
Acho que vai curtir.
Um grande abraço,
JÔKA P.

quarta-feira, novembro 09, 2005 4:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Ninguém vale nada enquanto não foi amado."

Será que serve amor-próprio?
Em todo caso, se isso for mesmo verdade, deve ser por esse motivo que tem tanta gente que não vale coisa alguma.
Mas tenho minhas dúvidas...

Abraço.

quarta-feira, novembro 09, 2005 11:01:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Wagner, o amor-próprio é o principal requisito para que o outro tipo de amor venha.
gd ab

Jôka, tô com saudade do Guilherme. E já vou lá no site da mais nova blgueira.
gd ab

quinta-feira, novembro 10, 2005 9:16:00 PM  

Postar um comentário

<< Home